09/12/2009 14:49
Duas empresas da capital e quatro do interior paulista foram as vencedoras do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – ciclo 2009. A cerimônia de entrega foi realizada na noite de ontem (8/12), em evento em São Paulo.
A empresa CBC Consultoria e Planejamento Ambiental, de Bauru, foi a vencedora na categoria Serviços; a empresa Gabriel &
Gabriel Esquadrias., de Lençóis Paulista, venceu na categoria Comércio; e a Sigmed Equipamentos Eletrônicos venceu na categoria Indústria.
Duas empresas da capital, a Fluência Idiomas e a Vita Fórmulas Farmácia de Manipulação, venceram respectivamente nas categorias Serviços de Educação e Serviços de Saúde. E, na categoria Serviços de Tecnologia da Informação, a vencedora foi a MRC Consultoria de Sistemas de Informática, de Porto Ferreira.
O prêmio é uma parceria entre Sebrae-SP, Federação do Comércio de São Paulo (Fecomercio), Grupo Gerdau, Instituto Paulista de Excelência e Gestão (Ipeg) e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).
O objetivo do prêmio é promover o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade das pequenas empresas por meio da disseminação de conceitos e práticas de excelência em gestão.
Um grupo de 15 empresas finalistas receberam um certificado de participação no prêmio, que acontece em São Paulo desde 2006 e no Estado já teve mais de 1,8 mil empresas inscritas. Nesta edição, um total 878 empresas se inscreveram, das quais 15 atingiram as maiores pontuações.
Para chegarem à final, o grupo passou por quatro etapas de avaliação: o processamento e análise dos questionários de autoavaliação; checagem e análise das documentações previstas no regulamento; visita técnica de consultores às empresas que apresentaram melhor desempenho na primeira etapa; e validação das finalistas por uma banca, que apontou as empresas vencedoras.
“Este prêmio reflete o empenho cada vez maior das micro e pequenas empresas no sentido de adotarem e porem em prática projetos de qualidade e competitividade, conceitos sem os quais não é mais possível sobreviver no mercado de hoje”, afirmou o diretor administrativo-financeiro do Sebrae-SP, Milton Dallari.
“Competitividade e qualidade não são apenas conceitos distantes. Foram aplicados na prática pelas empresas que estão aqui hoje. Essas empresas são exemplos do que temos de melhor em resultados, vistos por meio de metas e indicadores”, destacou o diretor técnico Paulo Arruda.
Representando as entidades parceiras, estiveram presentes o diretor da Fecomercio, Ivo Dalaqua Jr.; José Luís Abasolo, superintendente do Ipeg; a chefe de Responsabilidade Social da Gerdau, Isabel Reis; e a coordenadora de Convênios e Parceria da Fundação Nacional de Qualidade, Juliana Iten. A gerente executiva de Desenvolvimento do Sebrae-SP, Regina Bartolomei, entregou o certificado de participação às 15 finalistas.
As vencedoras estaduais passarão por novo período de avaliações e concorrerão à etapa nacional do prêmio. As empresas campeãs nacionais serão conhecidas em uma cerimônia prevista para 23 de março de 2010, em Brasília. No ciclo 2008, 53 mil empresas participaram do MPE Brasil.
As candidatas são avaliadas pela qualidade da gestão e a capacidade empreendedora do empresário, por meio da utilização do questionário de autoavaliação, com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Foi desenvolvida uma metodologia de avaliação das empresas padronizada nacionalmente para o prêmio, utilizando critérios internacionalmente reconhecidos.
As empresas candidatas no MPE Brasil passam a contar com uma série de benefícios, como por exemplo, participação em seminários de excelência realizados em seu estado. Além disso, se premiada, a empresa pode utilizar a marca MPE Brasil como instrumento de comunicação e ser reconhecida como uma empresa com sistema de gestão alinhado aos princípios da excelência.
Fonte: Sebrae SP