Palestras com representantes dos EUA apresentam financiamentos

16/08/2010 11:18

Empresários brasileiros interessados em importar máquinas e equipamentos dos Estados Unidos dispõem de condições especiais que podem ser descritas como “de pai para filho”. É possível trazer bens de capital com financiamento de longo prazo a uma taxa de juro de 3,5% ano, quitar a primeira parcela após um período de seis meses de carência e sem a necessidade de oferecer bens como garantia.

Tais vantagens foram expostas por Fabio Yukio Yamada, representante do PNC Bank, o 5º banco dos Estados Unidos, durante o Ciclo de Palestras – Ações Internacionais , realizado em Santo André na noite desta quinta-feira (12), com representantes comerciais daquele país.

O evento foi promovido pelo Departamento de Relações Internacionais da Secrtaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDET) andreense e contou com participação do secretário Edson Salvo Melo; do adjunto Charles Couto de Camargo; do presidente da Câmara Municipal, Sargento Juliano, além de outros integrantes da Administração.

Diante de uma plateia de cerca de 350 empreendedores no Teatro Municipal, Yamada se referia especificamente ao sistema do Export-Import Bank of the United States, agência criada em 1934 cuja missão é facilitar o financiamento de exportações de bens, produtos e serviços norte-americanos.

Yamada explicou que o Ex-Im Bank é financiado com recursos do governo norte-americano e funciona como espécie de seguro aos fabricantes norte-americanos. “Eles sabem que receberão pela venda mesmo na hipótese de o importador deixar de pagar. Esta previsibilidade proporciona segurança e fomenta a economia norte-americana”, explicou.

Apesar disso, a inadimplência praticamente inexiste, segundo Yamada, porque a concessão do crédito está atrelada a um estudo da saúde financeira e da capacidade de pagamento das tomadoras de crédito. “Entre as prerrogativas para liberação dos recursos, é preciso apresentar o balanço contábil dos últimos três anos a fim de se constatar a lucratividade e a capacidade para contrair o financiamento. Além disto, o valor financiado é limitado a 40% do patrimônio líquido da empresa”, afirmou Yamada.

O sistema Ex-Im Bank vale para financiamentos de no mínimo US$ 500 mil.

Fundo perdido

Em outra palestra, o representante brasileiro da Agência Norte-Americana para Comércio e Desenvolvimento, Rodrigo Mota, apresentou outra modalidade de crédito que proporciona benefícios indiretos à economia dos EUA: o financiamento a fundo perdido de estudos de viabilidade econômica para projetos em setores como transporte; energia; tecnologia da informação e comunicações (TIC); meio ambiente.

“Financiamento a fundo perdido é aquele feito sem que haja necessidade de pagar em troca. Entretanto, é necessário que haja potencial de utilização de produtos, serviços e tecnologias americanas”, explicou Mota.

A USTDA, na sigla em inglês, é custeada pelo congresso norte-americano e financiou mais de 240 projetos em 51 países somente no ano fiscal de 2009. Especificamente no Brasil, a USTDA já financiou projetos de central de armazenamento de dados no Ceará, de sistema de saneamento básico em Minas Gerais e de implantação de banda larga no Acre.

O ciclo de palestras contou ainda com apresentações do ministro conselheiro do governo Barack Obama para Assuntos Comerciais, Daniel DeVito; do cônsul comercial dos Estados Unidos em São Paulo, Sean Relley; da vice cônsul dos Estados Unidos em São Paulo, Jeniffer Siregar, que discorreu sobre concessão de vistos aos brasileiros.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santo André

Foto: Júlio Bastos

Notícias relacionadas