15/01/2010 15:42
Entre os dias 18 e 27 de janeiro, a bióloga e pesquisadora do Instituto de Botânica de São Paulo, Renata Scabbia, apresenta, na Vila de Paranapiacaba, em Santo André, o resultado de seu mais recente trabalho realizado na região de Paranapiacaba e Parque Andreense no período de 2007 a 2009.
A pesquisa, em nível de pós-doutorado, desenvolvida na área de Botânica, teve como tema a diversidade florística como indicador ambiental para avaliação da recuperação florestal de áreas degradadas.
Será apresentada aos funcionários da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais da região e aos monitores que trabalham na recepção dos turistas na vila.
No trabalho, a bióloga teve como objetivo avaliar se algumas das resoluções da Secretaria do Meio Ambiente para a recuperação de áreas degradadas atendem às necessidades da região pesquisada.
O estudo também propôs indicadores ambientais de fácil utilização por diferentes categorias, como os agentes públicos e a própria comunidade local, além de discutir a eficácia da legislação atual frente à sua aplicação prática, baseada em estudo de caso.
Programação
Na segunda (18) e terça-feira (19), a atividade será destinada a um grupo de 15 funcionários da secretaria. No primeiro dia a programação começa às 10h, com a apresentação dos resultados da pesquisa no Clube União Lyra-Serrano, na Parte Baixa da Vila.
À tarde, das 13h30 às 16h, será realizado um curso de atualização técnica na área de legislação ambiental. Para o dia 19 está prevista uma saída a campo na região de Paranapiacaba e do Parque Andreense.
Já nos dias 26 e 27 será a vez de um grupo de cerca de 30 monitores participar da atividade. No primeiro dia, a partir das 10h, está prevista apresentação do resultado da pesquisa no Clube União Lyra-Serrano.
À tarde, a partir das 13h, os monitores participam de um curso de formação continuada sobre os aspectos botânicos do Parque Nascentes de Paranapiacaba. A programação do curso prossegue no dia 27, das 9h às 16h.
Fonte: Prefeitura de Santo André