05/08/2011 09:16
A Fundação Santo André realiza de 8 a 12 de agosto a 8ª Semana de Economia que tem como tema: A Economia Brasileira: Oportunidades e Tendências Internacionais. O evento terá a participação de especialistas para destacar as perspectivas comerciais com os países asiáticos, assim como a proposta de criação de um Fundo Soberano. A Semana acontece no auditório da Faeco (Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas) a partir das 20h.
O evento é gratuito e aberto ao público. A Fundação Santo André fica na Av. Principe de Gales, 821, em Santo André.
Programação:
Dia 08, segunda-feira, às 20h
As principais tendências comerciais – Brasil-Índia
Roberto Paranhos do Rio Branco – Graduado em administração pela FGV-SP. É Diretor da Rede ACHAT. Preside a Câmara de Comércio Brasil-Índia. Possui especialização na Lawrence Academy, nos EUA. Tem vasta experiência no setor privado, atuando em empresas como Brastemp, Brasmotor, Gradiente. Foi chefe do gabinete da Fazenda, no Governo Abreu Sodré. Representante a Federação das Indústrias do Paraná em São Paulo.
Dia 09, terça-feira, às 20h
O papel das agências de rating e o risco-país
Reginaldo Togashi Takara. Mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas e administrador pela mesma IES. Managing Director na área Coporate & Government Ratings e líder analítico para ratings corporativos e de infra- estrutura da Standard & Poor´s no Brasil. Foi funcionário da divisão Large Corporate do BankBoston no Brasil e na unidade de análise de risco e carteira do Citibank.
Dia 10, quarta-feira, às 20h
A Internacionalização das Empresas Brasileira
Pedro Augusto Godeguez da Silva: Economista formado pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Atualmente é mestrando do Curso de Negócios Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). É pesquisador da SOBEET (Sociedade Brasileira de Empresas Transnacionais e Globalização Econômica)
Dia 11, quinta-feira, às 20h
Paquistão – Economia e Cultura
Jornalista Fernando Scheller – Repórter especial do Jornal O Estado de São Paulo. Já passou por veículos de comunicação como Rede Globo, Gazeta Mercantil e a emissora alemã Deutshe Welle. È mestre em Economia e Política Internacional pela Universidade de Kassel, na Alemanha. È autor do livro “Paquistão, viagem à terra dos puros”, da Editora Globo.
Dia 12, sexta-feira, às 20h
Brasil – China: perspectivas econômicas da relação bilateral
Marcos Cordeiro Pires: Possui graduação em História (1990), mestrado em História Econômica (1996) e doutorado em História Econômica, todos pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente, é professor na UNESP – FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS- MARÍLIA, nos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Sociais. Tem experiência na área de História Econômica e Economia Política. Atualmente pesquisa as transformações econômicas e políticas recentes da República Popular da China. É membro do Núcleo de Economia Política e História Econômica da USP, do Grupo de Pesquisa dos BRICs e do Grupo de Pesquisa “Estudos da Globalização” , na Unesp-FFC-Marília. Além disso, é membro da diretoria do Instituto Confúcio na Unesp e do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais.
Fonte: ABCD Maior