A edição desta quarta-feira (23 de julho) do Diário do Grande ABC traz uma matéria sobre o APL (Arranjo Produtivo Local) Metalmecânico, projeto que visa capacitar e estimular o crescimento de médias, pequenas e microempresas dos setores de autopeças e ferramentaria dos sete municípios que compõem a região.
A noticia dá ênfase às ações promovidas pelo APL, criado em agosto de 2004, que conta com gestão da Agência e apoio técnico e financeiro do Sebrae -SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo). Além disso, cita a estadia de uma Comissão do Estado da Bahia, que pôde conhecer a governança do projeto. O coordenador do grupo de comunicação do APL, Norberto Perrella, falou à reportagem do Diário.
Confira abaixo a íntegra da matéria publicada pelo Diário do Grande ABC:
Empresários da Bahia visitam APL metal-mecânico da região
Um grupo de micro e pequenas indústrias do setor metal-mecânico de Camaçari (BA) fez uma visita à região há poucos dias para conhecer a experiência do projeto do APL (Arranjo Produtivo Local) do segmento no Grande ABC.
O programa do APL se destina a estimular a cooperação e integração entre as empresas do setor nos sete municípios. É uma parceria entre 30 fabricantes com a Agência de Desenvolvimento do Grande ABC e o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Indústrias).
Segundo o coordenador do grupo de comunicação do projeto, o empresário Norberto Perrela, os empresários baianos tiverem interesse em conhecer como é a governança (sistema pelo qual o projeto é gerido).
Atualmente o projeto, que conta com R$ 345 mil de recursos das entidades parceiras, realiza trabalhos de levantamento das necessidades das indústrias participantes em relação ao aperfeiçoamento da gestão. “Já estamos com consultorias contratadas para a capacitação, em planejamento estratégico”, disse.
Perrela destaca que o projeto já tem permitido avanços, como parcerias de negócios entre os participantes. “Muitas vezes, as empresas buscavam fornecedores fora da região porque não sabiam que havia alguém próximo que oferecia o mesmo serviço”, disse.
No período da tarde, os visitantes conheceram as empresas MRS Componentes Automotivos e Ferkoda, localizadas no Distrito Industrial de Sertãozinho, em Mauá. À noite, participaram da reunião com mais de 20 empresários do APL Metalmecânico. (foto: almoço reunindo Comissão vinda da Bahia e colaboradores da Agência)
O coordenador do grupo de comunicação do APL Metalmecânico, Norberto Luiz Perrella, valorizou a presença da comissão no encontro. “A reunião foi bastante produtiva, em função da participação deles, pois conhecemos políticas diferentes”. A coordenadora do projeto APL Metalmecânico, Nilza Helena Mariucci, também enfatizou o resultado positivo desse intercâmbio. “Houve uma troca de experiências e, por isso, foi extremamente proveitoso”, afirmou.
O APL Metalmecânico atua com o objetivo de integrar os empresários desse setor no Grande ABC e tornar seus empreendimentos mais competitivos. Atualmente, o projeto conta com a adesão de 30 empresas.