Chevrolet mostra sua força mundial no Salão Internacional de Detroit

12/01/2010 12:30

O hatchback Agile, modelo totalmente desenvolvido no Brasil pelo Centro Tecnológico da General Motors do Brasil, é uma das três estrelas globais dentre os modelos exibidos pela Chevrolet tanto na mostra da marca, no Renaissance Center, quanto no Salão Internacional do Automóvel de Detroit, inaugurado oficialmente nesta segunda-feira (11/02/2010) e que será aberto ao público a partir do próximo sábado (16/01/2010).

Tim Lee, presidente das Operações Internacionais da General Motors Company, participou da exposição dos modelos, e destacou que a Chevrolet tem registrado um crescimento expressivo nas vendas de veículos no mundo. Em 2009, as vendas totais de veículos Chevrolet totalizaram 1,34 milhão de unidades, das quais apenas o Brasil e a China responderam por uma participação de 27%.

Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul, também presente ao evento, assinalou que a Chevrolet no Brasil registrou seu novo recorde histórico anual de vendas, com 595.536 veículos emplacados, com evolução de 46.593 unidades a mais do que o antigo recorde, de 2008 (548.943 unidades).

José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, explicou que o Agile exibido é um veículo na cor amarelo Carman, equipado com rodas de 16 polegadas, na versão LTZ, tendo sido 100% desenvolvido pelo Centro Tecnológico da General Motors do Brasil. O modelo já demonstra no mercado sua boa aceitação, com 6.515 unidades emplacadas em dezembro último (bem acima das 3.500 esperadas inicialmente). Os números confirmam a expectativa da própria imprensa especializada, ao conquistar em 2009 a “tríplice coroa” de prêmios, com sua eleição como “Carro do Ano” pela Revista AutoEsporte, o “Melhor Carro Nacional” e Melhor Carro Abiauto” pela Associação Brasileira da Imprensa Especializada em Automóveis, e “O Melhor de Auto Press 2010”.

Segundo ele, o sucesso do Agile faz com que a GM já comece a programar um aumento da produção na fábrica de Rosario, na Argentina, para atender a demanda do mercado. O objetivo é ampliar o mais rápido possível a produção de 6.000 para 8.000 unidades mensais, já neste ano de 2010.

Com a participação do Agile e de outros modelos destaques da Chevrolet em todo o mundo no evento em Detroit, a General Motors Company reafirma a presença da marca globalmente.

GM, perto de completar 85 anos no Brasil

A GM do Brasil tem uma história de sucesso no País, escrita desde sua inauguração, em 26 de janeiro de 1925. Próxima de completar 85 anos de existência, e com três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e São José dos Campos – ambas em SP -, e Gravataí (RS), e ainda, outras unidades em Mogi das Cruzes, Sorocaba e Indaiatuba (SP), a empresa conta também com um moderno Centro Tecnológico de Engenharia e Design, em São Caetano do Sul, capacitado a desenvolver um veículo totalmente novo desde sua concepção até a linha de montagem. A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura.

Em 2009, a GM do Brasil registrou seu recorde histórico anual de vendas, com 595.536 veículos, com liderança da marca Chevrolet em quatro segmentos do mercado brasileiro, como Classic (sedã 1.0 litro), Prisma (sedã acima de 1.0 litro), Astra (hatchback médio) e S10 (picape média). A GM foi a primeira empresa do setor automobilístico brasileiro a produzir 100% de seus veículos (exceção dos movidos a diesel) com o sistema de alimentação flex-fuel.

A empresa, demonstrando confiança no Brasil, anunciou no último dia 15 de julho de 2009, um novo investimento de R$ 2 bilhões, para o lançamento de uma nova família de veículos, que chegará ao mercado a partir de 2012 e a expansão da capacidade produzida de sua fábrica em Gravataí (RS) para 380 mil unidades anuais.

Fonte: Da redação

Notícias relacionadas