18/08/2011 10:12
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, se reuniu nesta quarta-feira com cerca de 50 mercadistas para discutir ações de expansão e melhorias do segmento. A principal proposta discutida visa à constituição de um grupo de trabalho (GT) que envolva a administração e representantes do setor.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Jefferson José da Conceição, foi discutido também a inserção de estabelecimentos em algumas áreas que carecem de mercado como o Jardim Esmeralda, Três Marias, Sítio Bom Jesus e Alvarenga Peixoto.
“Muitas são as obras habitacionais e esses núcleos precisam de infraestrutura comercial, por isso queremos incentivar a abertura de estabelecimentos próximos a essas unidades”, afirma o secretário. Também foram realizadas discussões referentes à intermediação de mão-de-obra e cursos de capacitação profissional do CTR (Centro de Trabalho e Renda) e linhas de crédito da Caixa Econômica Federal.
Sacolas Plásticas
Em discussão do tema consumo responsável das sacolas plásticas, os representantes de entidades como de entidades como APAS (Associação Paulista de Supermercados), Abief (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis), INP (Instituto Nacional do Plástico) defenderam a racionalização e não a proibição das sacolas.
“A ideia é diminuir o uso e não proibir totalmente. É importante considerar que a população da periferia acaba prejudicada com a proibição, pois vão ao mercado a pé e por isso as sacolas acabam sendo mais fáceis”, afirma o secretário. Para evitar o consumo excessivo de sacolas a administração pretende realizar campanhas de conscientização. O próximo encontro com os mercadistas foi agendado para o dia 21 de setembro, às 14h, no Paço Municipal.
Fonte: Repórter Diário