Novos shoppings no ABCD

05/03/2012 11:34

Finalmente, o ABCD está sendo tratado como merece por grandes grupos de empresários ligados ao consumo. Expansões e construções de shoppings são vistas nas principais cidades da região. O recém-inaugurado Parkshopping São Caetano recebe 50 mil pessoas por dia desde a inauguração – em novembro de 2011 – e já projeta ampliação.

Antes disso, a região estava estagnada no que se tratava de grandes centros de compras. Mesmo com a existência do Grand Plaza Shopping , a maioria da população ainda saía para fazer compras em São Paulo. Hoje, podem gastar por aqui e terão cada vez mais opções. Especialistas avisam: ainda tem muito espaço para construir shoppings no ABCD.

“Houve um crescimento de maneira geral no país e o ABCD não foge à regra. O fato é que os moradores da região, que é uma das mais ricas do país, compravam fora. Essas novidades trazem a aproximação e fixam os clientes, que não precisam mais ir até a Capital”, explicou Luís Augusto Ildefonso da Silva, diretor de relações institucionais da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping).

De acordo com o porta-voz da entidade, a boa fase da economia nacional é responsável por atrair companhias que querem investir na região. “Ainda tem muito espaço para crescimento. Dá para construir mais. Em dezembro fizemos um levantamento que contabilizou 802 shoppings no país. E é pouco”, avalia Silva.

O nível de exigência dos consumidores da região também têm pautado as melhorias e investimentos dos grupos. Na prática, isso significa que os moradores estão querendo comprar melhor e com mais qualidade. Segundo Valter Moura Júnior, diretor da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo), o fator já é percebido no comércio popular.

“O pessoal daquelas galerias da rua Marechal Deodoro tem reclamado que estão vendendo pouco. Os novos consumidores procuram mercadorias de marca e quem oferece isso são os shoppings – os novos e os readequados”, disse.

Foi com essa mentalidade também que o Grand Plaza começou sua quarta expansão. Além de querer consolidar a liderança, decidiu investir para trazer grandes lojas que não existiam e que faziam falta para os compradores, como Renner, Riachuelo e Fast Shop. “Queremos incorporar aquele consumidor que sentia falta dessas lojas”, afirmou o superintendente do empreendimento, Henrique Carvalho.

O povo adotou estilo de compras

Um dos exemplos de que os consumidores do ABCD podem comprar e bem na região é o Shopping Praça da Moça, de Diadema. Construído em 2009, o centro de compras foi adotado pela população e, em termos de crescimento, os números são os melhores possíveis. “Terminamos 2011 com grandes operações. A Renner e o Burguer King são dois dos exemplos. Isso é um reflexo dos tempos que a região vive hoje. Tempos atrás não era possível imaginar que poderíamos ter um Burguer King aqui, por exemplo”, explicou o gerente geral, Marcos Evangelho.

A perspectivas são tão positivas que o shopping programa a primeira ampliação a partir de 2013. “Ter um shopping como esse amplia a autoestima da cidade. O Praça da Moça tornou-ne não só um shopping da cidade, mas um regional que atraí consumidores das vizinhas”, afirmou.

Máquinas trabalham a todo vapor
Empresas investem na ampliação e construção de shoppings para atender consumidores do ABCD, que devem comprar mais na região

A BR Malls não revela qual será o tamanho do investimento para a construção do São Bernardo Plaza Shopping, no bairro Ferrazópolis. Entre as poucas informações que a companhia adiantou sobre o empreendimento é que as obras gerarão mais de 2,5 mil empregos e que após a inauguração serão mais mil outros postos diretos.

O shopping que focará a classe B terá 225 lojas e 2,4 mil vagas de estacionamento. De acordo com informações da companhia, o projeto foi concebido para atender as necessidades da população de São Bernardo e seu entorno. A área escolhida possui cerca de 900 mil pessoas no entorno. O empreendimento será construído ao lado do Walmart, em um terreno de 104 mil metros quadrados, sendo 48 mil de área bruta locável.

A obra está na fase de montagem das estruturas pré-moldadas de concreto e metálicas, alvenarias internas e coberturas. O shopping será inaugurado em novembro de 2012. Além deste empreendimento, a cidade também espera a inauguração do Golden Square Shopping, em outubro. Neste mesmo mês, está programada a entrega da quarta expansão do Grand Plaza, com investimentos na cada dos de R$ 95 milhões. Com a ampliação, o centro deverá ficar entre os 10 maiores do país.

Entre as novidades programas está o Boulevard Gastronômico. O local deve se tornar, segundo a empresa, um destino perfeito para empresários que queiram promover almoços de negócios. “As novas lojas somadas ao boulevard de restaurantes devem tornar o Grand Plaza o destino perfeito, tanto para compras como para essas reuniões. Reconhecemos o potencial da região e é nosso dever melhorar o tempo todo”, explicou o superintendente do empreendimento, Henrique Carvalho.

Fonte: Bom Dia ABCD

Notícias relacionadas