08/03/2012 14:35
A Agência de Fomento Paulista, instituição financeira do Governo do Estado, completa três anos este mês com muito a comemorar. Só na região do ABC, que inclui os municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, a Agência desembolsou mais de R$ 30,2 milhões, segundo o balanço de fevereiro. O bom desempenho na região indica melhora no acesso do pequeno e médio empresário ao crédito de longo prazo.
O setor da indústria continua a impulsionar os financiamentos da Agência de Fomento na região. Do total desembolsado, 94% foram emprestados a pequenas e médias indústrias. O setor de comércio também aparece com 4% do total financiado e serviço com 2%.
“A missão da Agência de Fomento Paulista é incentivar o desenvolvimento econômico de São Paulo. Nesses 3 anos temos contribuído para melhoria das condições do acesso do pequeno e médio empresário da RMSP ao crédito de longo prazo e com o crescimento da economia da região”, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da instituição financeira.
A Agência de Fomento Paulista se destaca também pelo perfil inovador. Desde o início de suas operações, a instituição criou linhas de financiamento com foco em áreas importantes e estratégicas para a economia do Estado, como a Economia Verde, o setor de Petróleo e Gás e Franquias. Ampliou também o atendimento aos municípios paulistas com a criação de quatro novas linhas para o setor e lançou, em fevereiro de 2012, a Linha Investimento Esportivo 2014, voltada a projetos relacionados à Copa do Mundo, como a construção de hotéis e centros esportivos.
As condições de acesso dos pequenos empresários às linhas de crédito de longo prazo é uma das maiores preocupações da Agência de Fomento Paulista. Seguindo essa orientação, a instituição desenvolveu ações em três áreas sensíveis à melhora do acesso ao crédito: prazo, taxa de juros e garantias. A Agência ampliou o prazo dos financiamentos de 5 para 10 anos, reduziu a taxa de juros em um ponto percentual e aderiu recentemente ao fundo garantidor FAMPE, do Sebrae, que serve como opção para os pequenos empresários na garantia do financiamento.
Em 2012, a Agência de Fomento Paulista pretende estar ainda mais presente no cotidiano das pequenas e médias empresas paulistas, incentivando o crescimento da economia do Estado. A instituição irá fortalecer sua atuação no apoio aos programas de desenvolvimento do Governo do Estado, contribuindo para a geração de trabalho e renda e para a melhoria da qualidade de vida da população do Estado de São Paulo.
Fonte: Agência de Fomento Paulista