Foi inaugurada na Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, a 1ª Oficina de Mobiliários Adaptados em PVC do Estado de São Paulo. A partir do lançamento, serão iniciadas a fabricação de equipamentos adaptados em PVC que facilitem a acessibilidade e a reabilitação de pessoas carentes com disfunções neuromotoras.
Estavam presentes na inauguração, os representantes das instituições realizadoras do projeto, entre eles, o Prefeito de Rio Grande da Serra e Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Adler Teixeira – Kiko, o Presidente do Instituto do PVC, Miguel Bahiense Neto, o Diretor da Faculdade do ABC, Adilson Casemiro Filho e o Presidente da Fundação do ABC, Wagner Boratto.
Inicialmente, a oficina contará com o trabalho das alunas de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina do ABC, coordenadas pela professora de TO ,Marjorie Heloise, que terão a oportunidade de estagiar fabricando os equipamentos de acordo com as necessidades específicas de pessoas cadastradas nas sete prefeituras da Região. Posteriormente, a intenção é que a oficina passe a ser diretamente procurada.
Em 2007, foram iniciadas discussões no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, por meio do Grupo de Trabalho Pessoa com Deficiência, sobre implantar esta oficina, criada em Joinville, no Grande ABC, já que a demanda de pessoas que possuem necessidade de equipamentos especiais na região é grande e normalmente estes equipamentos são de custo muito alto. O PVC, por ser de baixo custo e fácil manuseio, viabiliza o uso dos mobiliários adaptados às famílias de baixa renda e possibilita maior higiene pela facilidade de limpeza. Além de vantagens como resistência à água, durabilidade, adaptação de acordo com o crescimento da criança e excelentes resultados terapêuticos.
Segundo o Diretor da Faculdade do ABC – Adilson Casemiro Filho, esta será uma maneira da Faculdade cumprir o seu papel perante a sociedade oferecendo o espaço e a mão de obra para a fabricação dos mobiliários. Os equipamentos serão distribuídos gratuitamente, pois a oficina contará com materiais doados pela Solvay Indupa do Brasil, importante parceira no projeto. Hoje, já existem cerca de 20 modelos diferenciados de mobiliários entre cadeiras, mesas, andadores, carteiras escolares, etc.
A iniciativa
O projeto teve início em 2006 na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Campo Grande (MS). A partir de tubos, conexões, forros, chapas e outros produtos feitos em PVC, a terapeuta ocupacional Grace Gasparini passou a desenvolver mobiliários adaptados em PVC em substituição a equipamentos tradicionais em madeira – normalmente de alto custo e muitas vezes importados. Em 2007, com a parceria do Instituto do PVC e a Associação Catarinense de Ensino (ACE), o projeto chegou a Joinville na forma de um workshop e posteriormente a criação da 1ª Oficina de Mobiliários Adaptados em PVC no Brasil.
Fonte: Mariana Roman – Agência GABC