17/11/2009 15:14
A ONG Associação de Apoio à Criança em Risco, de Diadema, apresentou nesta segunda-feira (16/11) o resultado da pesquisa sobre o comércio dos bairros Eldorado e Inamar. Por meio do Núcleo de Pesquisa, a Associação aplicou o questionário em 209 comerciantes de quatro avenidas da região.
A coordenadora da pesquisa, Veruska Galdini, explica que o questionário procurou identificar o perfil desses comerciantes e quais as perspectivas para o futuro. “Descobrimos que nos dois últimos anos houve um boom no número de comércios que iniciaram suas atividades”, conta.
Segundo o levantamento, 54% dos comerciantes pretendem formalizar o próprio negócio e 65% querem aumentar o número de funcionários nos próximos anos. Instalada na região, a ONG pretende utilizar os resultados da pesquisa para melhorar a qualidade de vida da comunidade.
“Uma outra parte da pesquisa mostrou quais são os profissionais que são contratados pelo mercado regional e quais os cursos profissionalizantes mais indicados. Desta forma conseguiremos escolher os melhores cursos e empregar os jovens no próprio bairro, promovendo o desenvolvimento dos comércios da região e auxiliando os adolescentes com qualificação profissional”, ressalta.
Os cursos mais desejados pelos trabalhadores são o de balconista e o de atendimento ao cliente “Conseguindo fazer com que os atuais funcionários e os jovens que poderão trabalhar na área façam esses cursos, teremos um melhor atendimento e, consequentemente, mais clientes, fazendo com que o dinheiro passe a circular no próprio bairro, o que significa desenvolvimento comunitário”, finaliza.
Fonte: Aline Bosio – Repórter Diário