Cenário para exportação deve ser positivo em 2010

28/01/2010 15:22

Balança comercial da Região em 2009 mostra tendência de alta nas exportações para 2010. Além disso, técnicos do BNDES apresentaram linhas de financiamento voltadas exclusivamente à exportação.

O ABCex Fomento ao Comércio Exterior do Grande ABC –, projeto da Agência voltado a essa atividade econômica, promoveu hoje (28/1), Dia do Comércio Exterior, o 4º Encontro de Comex do Grande ABC. O evento reuniu pela manhã empresários da Região, agentes facilitadores como traders, técnicos e também autoridades. Às 9h, o Vice-presidente da Agência, Valter Moura, fez a abertura dos trabalhos. Na sequência, o Diretor-Executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Fausto Cestari Filho, explicou as linhas gerais do projeto, enfatizando que só faz sentido a existência do ABCex se o empresariado do Grande ABC se apropriar da ideia e “consumir” seus serviços.

Em seguida, ao apresentar o quadro geral da balança comercial da Região em 2009, o Gerente de Comércio Exterior da Pirelli e Conselheiro do ABCex, Rubens Garcia Alonso, destacou que o ABCex “é uma iniciativa louvável, por incentivar a internacionalização das empresas do ABC”. Segundo Garcia, o Brasil, especialmente o Grande ABC, tem um grande potencial exportador a ser desenvolvido. “O Brasil ainda tem nas exportações algo em torno de 15 a 16% do Produto Interno Bruto (PIB). Esse valor é muito pequeno quando comparado a outros países. Temos muito a crescer e o potencial é muito bom”. Para ele, focar os micro e pequenos empresários, como faz o ABCex, também é importante. “Em muitos países, como Itália, Portugal e Espanha, não é a grande empresa que faz a diferença na balança comercial, e sim a atuação de pequenos empreendimentos”, acrescenta.

Apesar de as exportações do Grande ABC terem caído 32,27% em 2009, devido à crise internacional que prejudicou principalmente a venda de produtos manufaturados, Garcia considerou o quadro atual da Região como positivo. “Quando contrapostos janeiro e dezembro de 2009, percebe-se que a tendência é de crescimento e com boas perspectivas para 2010”. O Gerente de Comércio da Pirelli ressaltou o crescimento individual das exportações de cada cidade e também da participação da Região nas vendas externas paulistas e brasileiras nesse período. “A Região está avançando em ‘market share’ de outras, ou seja, ela ganhou mercado em 2009”, analisa o especialista (para ter acesso aos dados apresentados durante o evento, clique aqui).

Segundo Garcia, tal quadro de alta do Grande ABC pode ser explicado pela retomada gradativa do mercado internacional de automóveis. Em 2009, de acordo com o Conselheiro do ABCex, foram vendidos ao exterior cerca de 200 mil veículos, contra 500 mil em 2008. Para 2010, espera-se um cenário mais positivo do que no ano anterior.

BNDES: financiamentos aos exportadores

Com o objetivo de oferecer informações úteis para o processo de internacionalização, o ABCex busca também divulgar potenciais parceiros que possam auxiliar os empresários do Grande ABC interessados em exportar. Nesse 4º Encontro, o projeto contou com uma palestra de Guilherme Pfisterer e Alessandra Marques, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. Os técnicos do banco de fomento federal expuseram aos presentes as linhas de financiamento voltadas à exportação oferecidas pela entidade e seu modo de operação.

Para ter acesso a íntegra da apresentação feita pelos representantes do BNDES, clique aqui.

Filipe Rubim – Depto. de Comunicação Agência/ Consórcio GABC


Galeria de Fotos


















Notícias relacionadas