MAUÁ obtém conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação (MEC)

30/08/2010 16:40

O Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia obteve conceito máximo, cinco, na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa do Ministério da Educação – INEP/MEC. A avaliação contou com a verificação de relatórios, visitas técnicas a diversas instalações da instituição, como salas de aulas e laboratórios, e também com entrevistas com alunos e funcionários, docentes e não docentes. Essa avaliação faz parte do segundo processo de recredenciamento como Centro Universitário.

Para iniciar suas atividades como instituição de ensino, uma faculdade, universidade ou centro universitário precisa solicitar seu credenciamento pelo MEC. Periodicamente, essas instituições submetem-se ao processo de recredenciamento, na qual é realizada uma criteriosa avaliação por parte do Ministério. São avaliadas 10 dimensões estabelecidas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, resultando num conceito final, numa escala de 1 a 5.

De acordo com o reitor do Centro Universitário da Mauá, professor doutor Otávio de Mattos Silvares, ao todo a Mauá passou por três avaliações como esta. Uma de credenciamento, em 1999, a primeira de recredenciamento, em 2003 e, agora, a segunda de recredenciamento.

“Sempre zelamos pela qualidade dos cursos oferecidos, tanto que isso se reflete nas diversas avaliações como ENADE, IGC e o Guia do Estudante”, conta o professor Silvares. A instituição tem investido fortemente no relacionamento e formação extracurricular de seus alunos, na formação de seus docentes e no aprimoramento de suas instalações.

“Para nós é extremante importante obter este reconhecimento por parte do MEC. Trata-se da confirmação da qualidade da nossa instituição. Muito mais que isso é a certeza de que nossos alunos estão em um excelente Centro Universitário”, afirma o reitor.

Qualidade
– O Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia também foi classificado, pelo segundo ano consecutivo, como o 3º melhor no Estado de São Paulo, segundo a avaliação do Ministério da Educação (MEC) em 2009. No ranking nacional, a Mauá aparece na 12ª posição entre os 153 centros universitários avaliados pelo MEC por meio do Índice Geral de Cursos (IGC), indicador criado para avaliar as IES em escala de 1 a 5. A Mauá obteve conceito 4, avaliação máxima atingida em sua categoria.

Também no Enade 2008 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), os resultados obtidos pela instituição confirmam a qualidade do ensino oferecido. O curso de Engenharia de Produção Mecânica da Mauá obteve o conceito máximo, 5. Outras cinco habilitações oferecidas pela Escola de Engenharia Mauá obtiveram conceito 4: Alimentos, Civil, Controle e Automação (Mecatrônica), Química e Mecânica. O curso de Engenharia Elétrica obteve conceito 3. O Enade avaliou 7.329 cursos de 30 áreas em todo o País e apenas 293 deles obtiveram o conceito máximo.

No ranking do Guia do Estudante – Melhores Universidades 2009, as sete habilitações do curso de Engenharia (Alimentos, Civil, Controle e Automação, Elétrica, Mecânica, Produção Mecânica e Química) e o curso de Administração receberam, no total, 30 estrelas. O Guia tem o objetivo de identificar, valorizar e difundir as melhores Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do País.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia – IMT

O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País. Fundado em dezembro de 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas.

O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design do Produto e Engenharia, além de cursos superiores de tecnologia em Gestão Ambiental e em Gestão da Tecnologia da Informação. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos.

O Centro de Pesquisas dispõe de um quadro de técnicos e engenheiros e, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria, além de proporcionar estágios aos alunos do Centro Universitário, que assim complementam sua formação profissional.

Fonte: Redação

Notícias relacionadas