21/06/2010 11:35
Os fisioterapeutas agora vão poder ter visão mais ágil do diagnóstico e assim acompanhar melhor a evolução do tratamento dos pacientes, e também as seguradoras uma análise mais apurada e segura na avaliação de sinistros dos automóveis. Estas e outras facilidades serão apresentadas na XVI EXPOCOM – Exposição de Projetos de Formatura do Curso de Ciência da Computação da FEI, nesta segunda-feira (21), às 19h, no Ginásio de Esportes, do campus São Bernardo (Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972 – bairro Assunção).
“São projetos de computação muito interessantes prontos para serem aplicados, que colocam os estudantes num ambiente real unindo o aprendizado teórico ao prático, em diferentes áreas do mercado”, destaca Ricardo de Carvalho Destro, professor do departamento de Ciência da Computação e coordenador da EXPOCOM.
A novidade para os fisioterapeutas é o ‘SAD-RPG’ (Software de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento Para Reeducação Postural Global), criado para auxiliar os profissionais no diagnóstico e tratamento da escoliose – desvio lateral da coluna vertebral – com a terapia RPG (Reeducação Postural Global). “O sistema facilita o acompanhamento da evolução da terapia, diminuindo a necessidade de fazer exames de raio X, além de auxiliar o paciente na hora de praticar os exercícios”, explica César Pereira, que desenvolveu o projeto com Maurício de Carvalho, Raphael Teruo Kashiraha e Wellington Pereira Barroso.
O ‘SAD-RPG’ ajuda a fazer a avaliação do problema e auxilia o paciente a executar os exercícios. Os dados são capturados através de métodos de visão computacional, por câmeras e marcadores corporais, que calculam as medidas da postura do paciente com base nas imagens. Depois, um módulo de análise da postura permite que o fisioterapeuta analise na tela a imagem do paciente e os ângulos das regiões cervical, torácica e lombar, para depois indicar os exercícios necessários ao paciente, que aprende como cada movimento deve ser feito por meio de um boneco exibido em 3D pelo sistema.
Seguradoras – Oferecer apoio para as seguradoras na tomada de decisões realizadas com base nas regras de negócios envolvidos em sindicância e em dados estatísticos de identificação de fraudes intencionais em sinistros de automóveis. Este é o objetivo do ‘Sistema Especialista para Análise de Risco de Fraude em Sinistros de Automóveis utilizando Redes Bayesianas’, feito por Camila Silva, Gustavo Vieira e José Cruz. “Com a análise de um profissional de sindicância, o sistema obtém informações sobre incertezas do fato para estabelecer um percentual estimado de fraudes em ocorrências”, comenta Camila Silva. O projeto utiliza técnicas de inteligência artificial para apontar e reduzir possíveis falhas humanas na investigação do sinistro.
Na área de entretenimento e diversão, os formandos desenvolveram os projetos ‘Locadora Virtual’ e ‘Jogo UMLDestruction’. A ‘Locadora Virtual’ é um sistema gratuito de recomendações de filmes on-line, criado para ajudar o cliente a encontrar filmes do seu gosto. Por meio de técnicas de inteligência artificial, a locadora descobre padrões do perfil do consumidor e cria um sistema de recomendações de filmes.
O internauta, devidamente cadastrado, pode realizar buscas rápidas para localizar o longa-metragem através do título, atores, diretores e até palavra-chave. Após a devolução do filme, o usuário deve avaliar a história para que o sistema acompanhe as preferências do consumidor. “Espera-se que as recomendações sugeridas estejam mais próximas das preferências do cliente”, explica Aline Sarmento Puhlmann, que desenvolveu o projeto junto com Daniel de Matos Lima, Fábio Henrique Schiavo e Marcelo Alves da Silva.
Já o ‘Jogo UMLDestruction’, desenvolvido por Areuzi Pereira, Felipe de Souza, Guilherme Matsuoka, Celso Vieira e Marta Maria Silva, utiliza tecnologia de visão computacional num jogo para computador. A novidade é que o personagem principal é o próprio jogador. O sistema simula os movimentos humanos, como andar, pular, agachar e até socar, capturados através de webcam. “O jogador entra na tela do computador e tem o desafio de passar fases que vão ficando cada vez mais difíceis. A única recomendação é que processador seja Intel e tenha os programas DotNet FX3 e VC Retist X86, baixados gratuitamente da internet”, explica Areuzi Pereira.
Fonte: Redação