09/10/2009 14:24
Conhecer de perto uma das mais importantes instituições de ensino do Brasil e ampliar o conhecimento na escolha da carreira são oportunidades que os estudantes de ensino fundamental e médio e de cursinhos terão com o projeto FEI Portas Abertas, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana). A visitação será no dia 17 de outubro, no campus São Bernardo (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972, bairro Assunção) e está aberta para qualquer estudante de ensinos fundamental e médio e de cursinho, além de professores e acompanhantes.
As escolas interessadas devem fazer inscrições no pelo portal da FEI: www.fei.edu.br Outras informações são fornecidas pelo e-mail [email protected] Durante todo o dia, os estudantes vão visitar alguns dos mais de 80 laboratórios, conhecer os projetos desenvolvidos por alunos e professores e participar de palestras. “Será um mergulho em três importantes áreas de conhecimento: Administração, Ciência da Computação e Engenharia”, afirma o professor e coordenador do projeto FEI Portas Abertas, Flavio Tonidandel.
A programação inclui conhecer projetos premiados de alunos, como o famoso Baja, veículo off road projetado e desenvolvido pelos estudantes da FEI e que é tricampeão mundial (2004, 2007 e 2008), o Fórmula FEI, carro tipo Fórmula 1 e que este ano ficou entre os 10 melhores do mundo na Competição Fórmula SAE Michigan, nos Estados Unidos, e o APO (Aparato de Proteção ao Ovo), trabalho que avalia o pórtico de concreto que ofereça mais resistência a cargas de impacto, de alunos do curso de Engenharia Civil e que em 2008 conquistou a segunda colocação na categoria durante o 50º Congresso Brasileiro do Concreto (Ibracon).
Outra atração preparada para os alunos é a série de experiências em laboratórios, relacionadas a tempestades atmosféricas, destilação de álcool hidratado, análise de gasolina, modelagem e fundição, soldagem de vários tipos de aço, teste de usabilidade usando o Linux, fissuração em vigas de concreto armado e produção de tecido de malha.
Os estudantes também irão conhecer a área de robótica da FEI e seus projetos, como o hexápode, um robô com seis patas que realiza uma sequência de movimentos, como andar para frente e para trás e girar o corpo. O futebol de robôs será outra atração na FEI, que possui times nas categorias Small Size, também conhecida como F-180 e bastante desenvolvida em todo o mundo, e a Very Small Robot Soccer, que conta com robôs em formato de cubos. A FEI é bicampeã nesta última categoria ao vencer a Competição IEEE Brasileira de Robôs em 2004 e 2006.
Palestras – A programação de palestras inclui temas como Na roda da Administração, com a exibição do filme Na Roda da Fortuna, sobre o processo de desenvolvimento de produtos, empreendedorismo e inovação a partir da perspectiva das estratégias de marketing, custos e preço e qualidade. Outra palestra, Jogos de marca: você conhece marca?, que explorará, por meio de dinâmica, o papel da marca na vida dos clientes/consumidores.
Na palestra A Engenharia e a Sociedade – Grandes Projetos Mundiais, o assunto é a evolução da humanidade sob a perspectiva dos avanços científicos e tecnológicos e o papel do engenheiro neste processo, estimulando a participação ativa de cada um na sociedade como promotor do desenvolvimento para o futuro.
Engenharia – Os cursos de Engenharia da FEI são ministrados no campus São Bernardo, nos períodos diurno (10 semestres) e noturno (12 semestres), e compreendem os ciclos básicos e profissionalizantes. Ao fim do ciclo básico, o aluno pode optar a área e ênfase de seu interesse: Automação e Controle, Civil, Elétrica (Computadores, Eletrônica e Telecomunicações), Mecânica (Plena e Automobilística), Materiais, Produção, Química e Têxtil.
Administração – Criado em 1941, nos moldes da Graduate School of Business Administration, da Universidade de Harvard, o curso de Administração FEI foi o primeiro de nível superior a funcionar no País. É ministrado nos campi São Bernardo (somente Noturno) e Liberdade (Matutino e Noturno), com duração de oito semestres. Com uma estrutura curricular especialmente direcionada às necessidades e tendências de mercado, o curso objetiva a formação de profissionais – executivos, empresários e consultores – capazes de gerir desde uma pequena unidade de negócios até um conglomerado de empresas.
Ciência da Computação – A FEI criou em 1999 o curso de Ciência da Computação, ministrado no campus São Bernardo, com duração de oito semestres. Após a conclusão do curso, o aluno de Ciência da Computação torna-se um especialista na implantação de sistemas de processamento de informações.
Fonte: Da redação