21/09/2009 13:19
O curso de mestrado em Administração do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) dá continuidade à série de workshops sobre inovação ao realizar segunda-feira, dia 21, às 17h, a palestra Integração do Technology Roadmapping e da Gestão de Portfólio para apoiar o Desenvolvimento de Novos Produtos. O convidado para ministrar o tema aos alunos da FEI é o professor Maicon Oliveira, mestre em Engenharia de Produção. O workshop será no campus São Paulo (rua Tamandaré, 688, bairro Liberdade).
Maicon Oliveira vai abordar a importância da Technology Roadmapping, uma ferramenta utilizada para construção de ações integradas baseadas em sistemas de inteligência, visando o desenvolvimento de novos produtos. Especializado em gestão do desenvolvimento de produtos envolvendo, principalmente, a aplicação do Technology Roadmapping e da Gestão de Portfólio, Oliveira é atualmente doutorando no Núcleo de Manufatura Avançada da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, onde desenvolve pesquisas relacionadas a planejamento estratégico de novos produtos.
Coordenada pelo professor Roberto Carlos Bernardes, a série de workshops ocorrerá no âmbito das atividades relacionadas à disciplina de gestão estratégica da inovação e é realizada sempre com a participação de especialistas renomados da área. O principal objetivo é colocar os alunos da FEI em contato com importantes especialistas para permitir maior conhecimento na área de pesquisa e produção científica em inovação no Brasil.
Em agosto, o convidado foi o professor Dr. João Furtado, que falou sobre O Estado da Arte em Economia da Inovação no Brasil. João Furtado apresentou, ainda, os últimos resultados de pesquisas realizadas na área de economia de inovação.
MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO – O curso de Mestrado em Administração, na área de ‘Gestão da Inovação’, da FEI, é coordenado pelo professor Dr. Edmilson Alves de Moraes. O curso tem como foco a Gestão Estratégica da Inovação e conta com três linhas de pesquisa: ‘Marketing e Inovação’, ‘Capacidades Organizacionais e Inovação’ e ‘Gestão Sócio-Ambiental’.
Com o objetivo de formar pesquisadores e docentes em Administração, o curso tem duração média de dois anos. O primeiro, dividido em quatro bimestres, é voltado à realização das disciplinas, já o segundo ano, ao desenvolvimento da dissertação. Além de conhecer o campo acadêmico da Administração e estabelecer contato com outros pesquisadores, os alunos terão a oportunidade de participar de intercâmbio e projetos internacionais de pesquisa junto à Université de Pau et du Pays de L’Adour e com o Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), ambos na França, que têm convênio com a FEI.