Encontro discutiu cooperação regional, integração entre ambientes de inovação e estratégias para fortalecer setores econômicos da região
A Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC realizou, nesta quarta-feira (24), uma reunião do Grupo de Trabalho de Produtividade e Competitividade, iniciativa que integra o processo de construção de uma agenda regional voltada ao desenvolvimento econômico, à inovação e ao fortalecimento da indústria. A atividade teve como objetivo debater o futuro da região a partir da aproximação entre universidades, instituições de pesquisa e atores do desenvolvimento regional.
Participaram do encontro representantes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, do Instituto Mauá de Tecnologia, Fundação Santo André, Centro Paula Souza, FATECs, Centro Universitário FEI, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Strong Business School, Fundação Getulio Vargas (FGV) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Entre os temas debatidos estiveram a cooperação regional entre as instituições, o compartilhamento de informações estratégicas, programas de extensão universitária, a integração entre hubs e ambientes de inovação, a construção de um observatório regional de dados e ações voltadas ao fortalecimento de setores estratégicos para o Grande ABC.
Durante a reunião, o coordenador da subseção do DIEESE no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Luis Paulo Bresciani, apresentou um diagnóstico sobre os desafios atuais da indústria regional e as oportunidades abertas pela Nova Indústria Brasil (NIB). Em sua exposição, destacou a necessidade de ampliar os esforços em inovação, tecnologia e desenvolvimento produtivo por meio da articulação entre empresas, universidades e instituições de pesquisa.
“Estamos, enquanto região, entre os principais polos industriais do país. Podemos avançar na ampliação da nossa competitividade e produtividade a partir dessa discussão sobre inovação com as universidades e instituições de ensino superior”, afirmou Bresciani.
O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, explicou que a iniciativa faz parte de um processo mais amplo de construção de propostas para o futuro da região, organizado em quatro grupos temáticos: Produtividade e Competitividade; Fomento; Territorialização; e Formação e Qualificação.
“É importante fazermos um esforço conjunto para avançar nessa pactuação em torno dos setores estratégicos da região, construindo uma agenda de cooperação que fortaleça nossa capacidade de inovação e desenvolvimento”, destacou Aroaldo.
Como encaminhamento, os participantes definiram a realização de um mapeamento das competências existentes nas instituições da região, além da construção de mecanismos formais de cooperação entre universidades, centros de pesquisa e demais atores do desenvolvimento regional. A proposta é que esse trabalho sirva de base para a futura estruturação de um desafio regional de inovação voltado às empresas instaladas nos polos industriais do Grande ABC, fortalecendo a conexão entre conhecimento, tecnologia e desenvolvimento produtivo.

