O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Aroaldo Oliveira, participou nos dias 18 e 19 de agosto, em Brasília, do seminário Clima de Transformação e de um encontro sobre as novas dinâmicas do multilateralismo, ambos promovidos pela Open Society.
Os eventos reuniram autoridades nacionais – entre elas a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Climanacionais, Marina Silva – e internacionais para discutir transição justa, industrialização verde, sustentabilidade, meio ambiente e emergência climática. Também foram abordadas as estratégias de cooperação entre países e o papel do Sul Global frente aos desafios da multipolaridade.
Segundo Aroaldo Silva, que também é secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a participação foi fundamental para aproximar o Grande ABC das discussões internacionais. “Foi um espaço importante para entendermos como governos, organismos internacionais e organizações da sociedade civil estão tratando os temas da sustentabilidade e da transição justa. O ABC não pode ficar distante desse debate, especialmente porque estamos construindo nossa própria agenda regional para a COP 30”, afirmou.
Durante a programação, o presidente da Agência dialogou com o embaixador André Aranha Corrêa do Lago, presidente designado da COP 30, sobre as iniciativas que estão sendo conduzidas no Grande ABC em preparação à conferência,
Principal evento internacional a ser realizado no Brasil em 2025, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) ocorrerá em novembro, em Belém (PA), reunindo lideranças globais para pactuar compromissos no enfrentamento às mudanças climáticas.
“A COP 30 é uma oportunidade única para o Brasil e para o mundo. E o Grande ABC quer estar inserido nesse processo, mostrando que a região pode contribuir com soluções e experiências para uma transição justa que garanta emprego, renda e desenvolvimento sustentável”, destacou Aroaldo Silva.


