“ABC: Para onde vamos?” irá debater os caminhos do desenvolvimento sustentável da região


O encontro será no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC no próximo 17 de maio.

O futuro resiliente e sustentável do Grande ABC passa a fazer parte da agenda regional. O agravamento do cenário ambiental, causado pelas mudanças climáticas no planeta, requer a atenção redobrada sobre os reflexos desta preocupante situação. Essa é a ideia do projeto “ABC: Para onde vamos?”, lançado em março deste ano na cidade de Santo André.

A iniciativa, que propõe a realização de espaços de escuta e articulação regional ao redor desta temática, está vinculada ao projeto internacional “Fortalecimento de Capacidades para a Resiliência Local”, liderado no Brasil pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). O projeto tem o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

No evento será assinado o termo de cooperação entre a Agência de Desenvolvimento Grande ABC, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul e o projeto internacional Fortalecimento das Capacidades para a Resiliência Local (USCS-NOREC).

O projeto debaterá sobre possíveis soluções, desafios e oportunidades para a resiliência local na região, focado nas questões relacionadas ao desenvolvimento econômico sustentável e a situação atual dos mananciais, como a da quase centenária Represa Billings; do manejo adequado dos resíduos sólidos, a mobilidade urbana, inovação produtiva e transição energética, através de exposições de especialistas nestes temas e o debate em grupos temáticos.

O Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, Aroaldo Silva, que acompanha o projeto desde o seu encontro de lançamento, entende que “a projeção dos caminhos e desafios regionais é fundamental neste momento em que a qualidade de vida, os empregos e as atividades econômicas sofrem profundas consequências negativas do aquecimento global e de um modelo de desenvolvimento que necessita se adaptar aos tempos atuais”.

“É importante que haja o diálogo entre as universidades, poder público, setores sociais e econômicos no rumo da construção de uma agenda comum de ações que tratem as questões climáticas em nível local, com a seriedade e urgência que o assunto exige”, explica o Coordenador do projeto na USCS, Professor Daniel Vaz.

Além da abertura solene, a atividade contará com o painel “A Agenda do Desenvolvimento Sustentável: soluções, desafios e oportunidades para a resiliência local no Grande ABC”. Após as apresentações, os temas serão divididos em grupos temáticos de trabalho para discussão, com apresentação dos resultados e dos próximos passos do projeto. Serão emitidos certificados de presença aos participantes. Ao final do projeto, haverá a apresentação de uma carta contendo informações de todo o processo de escuta, assim como encaminhamentos.

Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @abcparaondevamos e pelo e-mail [email protected].

SERVIÇO

“ABC: Para onde vamos?”, por um futuro resiliente e sustentável do Grande ABC
Dia 17/5/24 (sexta-feira), das 8h30 às 13h.
Local: Auditório Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Av. Ramiro Colleoni, 5, Santo André – SP.
Entrada livre e gratuita.
Inscrições pelo link: https://encurtador.com.br/GLQ69.

Notícias relacionadas