O primeiro trimestre de ações da Agência foi marcado pelo diálogo entre os mais diversos setores do desenvolvimento econômico, social e sustentável presentes na região do Grande ABC. A entidade regional se consolida como canal de debate entre os atores.
Ainda em janeiro, a entidade regional intensificou as tratativas para a formalização do APL de RH Grande ABC. Em março, a iniciativa foi lançada, como mecanismo de aproximação e união entre os agentes de Recursos Humanos da região, que, com o apoio da entidade e do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), buscarão a formalização do Grupo junto ao Governo do Estado de SP.
Além disso, foi oficializado, com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de São Caetano do Sul, um termo de cooperação com o objetivo de trabalhar informações, ampliar estudos e organizar os indicadores na região do Grande ABC. A parceria já lançou dois estudos de inadimplência na região, identificando dados, público e buscando caminhos para a efetivação de políticas públicas, junto às Prefeituras, para fortalecer a economia regional.
Com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a entidade fortaleceu a parceria e a busca por ações conjuntas. O presidente da Agência, Aroaldo da Silva, e o prefeito de Mauá e presidente do Consórcio, Marcelo Oliveira, reafirmaram o pacto pela região. O apoio à entidade regional também foi firmado pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que visitou a sede e se comprometeu no fortalecimento da parceria junto ao governo federal. O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também visitou a Agência e conheceu as iniciativas.
O diálogo com o governo federal, inclusive, já começa a sinalizar novos desafios. O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, sinalizou o retorno do Banco à entidade regional.
Com o setor produtivo não foi diferente. o diretor de relações institucionais e governamentais da General Motors (GM), Adriano Barros, afirmou a posição da empresa pela continuidade dos diálogos em conjunto, debatendo e planejando os próximos passos no setor como um todo no ABC.
As ações listadas reafirmam o papel da entidade no apoio às iniciativas e no debate entre os mais diversos setores presentes na região, estado e país. O trabalho é pela continuidade do desenvolvimento, nos mais diferentes âmbitos, e pela garantia de uma melhor qualidade de vida aos moradores e moradoras nas sete cidades.