26/08/2010 10:48
A Prefeitura de São Bernardo do Campo inicia os preparativos para a realização da 2ª edição da festa Muitos Povos, Uma Cidade. O evento, que integra o calendário dos festejos de aniversário do município, será realizado de 3 a 7 de setembro, nos antigos estúdios da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, e contará com gastronomia, artesanatos típicos, workshops e manifestações artísticas de 12 nações e quatro estados, além de povos indígenas, negros e ciganos.
A área de 7.340 m² abrigará mais de 40 barracas com gastronomia e artesanatos. Haverá ainda manifestações artísticas da Itália; Japão; Portugal; Grécia; Espanha; Lituânia; Rússia; Índia; Croácia; Chile; Bolívia; África; Alemanha; Minas Gerais; Rio Grande do Sul; Ceará e Paraíba. Também participam do evento comunidades negra, indígena e cigana. Além da amostragem das diferentes culturas, três grandes shows fecharão as noites dos dias 4, 5 e 6 de setembro.
A dupla sertaneja Alex Sandro e Marcelo fecha a noite do dia 4; já o grupo Art Popular e a dupla Diogo e Danilo encerram as atividades dos dias 5 e 6, respectivamente. Com entrada e estacionamento gratuitos, a festa Muitos Povos, Uma Cidade foi realizada pela primeira vez em 2009. O evento é uma proposta do governo municipal de apoiar, estimular e difundir a diversidade cultural de migrantes e imigrantes.
Para o prefeito de São Bernardo do Campo, a intenção é incrementar a festa a cada ano para que vire uma tradição no município. “Queremos que as etnias de outros países e estados brasileiros possam apresentar suas danças e comidas típicas. É uma oportunidade para resgatar e preservar a cultura, que é muito importante para a autoestima dos povos”, declara.
O evento começa no dia 3 de setembro, das 18h às 21h, e nos dias 4, 5, 6 e 7, das 11h às 21h. O Pavilhão Vera Cruz está localizado na Avenida Lucas Nogueira Garcez, 756, Jardim do Mar. A entrada e o estacionamento serão gratuitos.
Fonte: Redação