Governo aposta em turismo para desenvolver economia

19/03/2010 14:07

Foi lançada ontem a Empresa Paulista de Lazer e Turismo (EPTE), ferramenta que dará apoio às ações da Secretaria Estadual de Esportes Lazer e Turismo (SELT). Segundo o governador José Serra, o órgão será uma alternativa para fomentar o desenvolvimento econômico de São Paulo por meio do turismo.

“A Empresa tem um papel de impulso para o turismo, que é um fator econômico crucial. O turismo foi instrumento de desenvolvimento na Espanha e nem é preciso falar em toda a importância que ele tem para toda a Europa”, disse o governador. Serra afirmou que, com a iniciativa, o governo do estado estaria contribuindo para o turismo no Brasil, que, segundo frisou, hoje recebe o mesmo número de visitantes do início da década, encontrando-se, portanto, “estagnado”.

O governador enfatizou que o Estado de São Paulo é o destino mais procurado por turistas a negócios no Brasil; no entanto, o mesmo não ocorre com relação ao turismo de lazer. “O turismo de negócios aqui, em São Paulo, é o maior do Brasil e um dos maiores do mundo. Nós precisamos aumentar o turismo de lazer e organizar melhor isso para que o turista que vem do exterior inclusive faça mais despesas aqui e gere mais receitas”, argumentou Serra.

A EPTE será presidida pela ex-diretora de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luciane Leite. Na inauguração da Empresa, ela explicou que o órgão deve funcionar com um “braço operacional” da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo. “A secretaria, apesar de toda competência e empenho, não tinha tanta agilidade quanto a Empresa terá. O objetivo principal da Empresa é ser o braço operacional da secretaria. Eu sempre falo para o secretário Claury: o que ele sonhar, eu vou poder concretizar”, observou a presidente.

Com verba inicial de R$ 6 milhões e 40 funcionários, a empresa inicia seus trabalhos pela coordenação e organização do setor de turismo. “Nós temos muito produto, mas não está organizado, a nossa ideia é formatar esses produtos e colocá-los na prateleira”, explica Luciane.

José Serra conta que a ideia de criação da Empresa foi dele e que, com a nova ferramenta de auxílio ao turismo, algumas ações voltadas ao setor ganharão mais atenção. Ele defende que, por meio de uma empresa, a administração do setor de turismo se torna mais “direta, concentrada e flexível” .

Luciane destacou que um de seus principais objetivos à frente da EPTE é aumentartanto o tempo de permanência quanto as despesas do turistas no estado. Para isso, a presidente contou que deve investir em marketing de eventos, para garantir uma maior visibilidade internacional, e em ações que promovam o turismo de curta distância, que, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), é a modalidade que mais tem crescido atualmente.

Copa do Mundo

Outro grande desafio da Empresa Paulista de Lazer e Turismo, apontado Luciane Leite, é a coordenação da participação de São Paulo na Copa do Mundo Fifa Brasil 2014.

Para inaugurar as ações da EPTE, portanto, foi criada a publicação do documento Cidade-Base -O potencial dos municípios de São Paulo para a Copa do Mundo Fifa 2014. O livro, que foi apresentado junto à inauguração da Empresa, consiste em um resumo de dados de infraestrutura esportiva, turística e de serviços de 40 cidades que têm intenção de receber uma delegação.

Fonte: DCI

Notícias relacionadas