Paranapiacaba recebe Encontro Pré-COP30 pelo desenvolvimento sustentável do Grande ABC


Atividade reuniu moradores da Vila, representantes de governos, universidades e organizações sociais para discutir as diversas transições e os desafios ambientais da região

A Vila de Paranapiacaba, em Santo André, recebeu nesta terça-feira (28/10) o Encontro Pré-COP30 do Grande ABC, reunindo moradores, representantes de governos, universidades, organizações sociais e movimentos ambientais para debater caminhos e propor ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do território.

O evento foi uma realização da iniciativa ABC para Onde Vamos?, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, e contou com o apoio da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da Norec (Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento). A atividade integra a série de Encontros Pré-COP30, que vêm mobilizando diferentes regiões do país em torno da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro, em Belém (PA).

Durante o encontro, a palestra “De Belém a Paranapiacaba: reflexões para um futuro sustentável” foi conduzida pela professora Sílvia Passarelli, da Universidade Federal do ABC (UFABC), que destacou a necessidade de ampliar o engajamento dos territórios urbanos e industriais na agenda ambiental global.

Os participantes também realizaram atividades de reflexão coletiva, como o exercício “Novelo de Lã”, que evidenciou o papel das comunidades locais na construção de soluções para o futuro, e a elaboração participativa do Manifesto de Paranapiacaba, documento que reúne compromissos e propostas elaboradas ao longo do evento.

O encontro contou com a participação do coordenador do projeto e professor da USCS, Daniel Vaz; do presidente da Agência de Desenvolvimento e secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo Silva; do subprefeito de Paranapiacaba, Fábio Picarelli; da professora da USCS, Marta Marcondes; e do assessor de gabinete e representante do prefeito Akira Auriani, Wagner Lima.

Para o presidente da Agência, a iniciativa reforça o papel dos territórios no enfrentamento dos desafios da transição e na busca por soluções sustentáveis.

“É importante que as universidades, o poder público e as diversas entidades envolvidas estejam presentes nos territórios, ouvindo as demandas e identificando oportunidades. Somente por meio dessas construções coletivas levaremos boas propostas para a COP30”, comentou Aroaldo Silva.

O coordenador do ABC para Onde Vamos?, Daniel Vaz, apresentou o painel “Introdução ao Encontro Pré-COP30”, contextualizando o papel do Grande ABC na agenda climática e na transição justa, a partir da integração entre políticas públicas, inovação e desenvolvimento regional. Para o coordenador, o território de Paranapiacaba é ideal para a discussão.

“Paranapiacaba, além de ser um patrimônio histórico e natural do Grande ABC, tem um papel importante para o desenvolvimento regional voltado à sociobioeconomia, junto com os municípios de Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. O Encontro Pré-COP ajudou na identificação de oportunidades e possibilidades, junto à lideranças locais, que buscaremos dinamizar a partir dos projetos de cooperação internacional que coordenamos pela USCS”, destacou Vaz.

Agenda regional Pré-COP30

O encontro integra uma série de agendas promovidas na região, articulando setores e organizando propostas para a COP30. No dia 10 de outubro, a Agência realizou o painel “Mercado de Carbono – Desafios e Oportunidades no Grande ABC”, na UFABC, com a participação do Ministério da Fazenda e outros parceiros.

O ABC para Onde Vamos? também dará sequência a uma extensa agenda de encontros e capacitações, articulando instituições e lideranças regionais em torno das temáticas da resiliência local e do desenvolvimento sustentável, com atividades previstas antes, durante e após a COP30.

Notícias relacionadas