13/08/2010 15:16
O Museu Barão de Mauá apresenta, a partir desta quinta (12/8) a exposição Filhos da Terra, sobre a obra do fotografo Sebastião Salgado. A mostra, composta por 22 fotografias, revela em preto e branco a dura realidade de moradores de rua, crianças carentes e trabalhadores brasileiros rurais e de centros urbanos.
Sebastião Salgado é um dos principais nomes da fotografia mundial. Já recebeu 11 prêmios e é o brasileiro de maior projeção internacional. Foi o único profissional a registrar, em 1981, o atentado contra o presidente-norte americano Ronald Reagan. Já publicou cinco livros. Entre eles, Êxodos, que retrata a vida de retirantes, refugiados e imigrantes de 47 paises.
Junto com as fotos, a artista plástica Sandra Barreiro, moradora de Mauá, apresenta uma releitura da obra de Sebastião Salgado, composta por sete peças, feitas em argila e materiais diversos.
Depois de ter estudado a obra de Sebastião Salgado, Sandra afirma que nunca mais será a mesma. “As fotografias são impactantes! As imagens realistas e profundas me fizeram chorar algumas vezes.” A artista trabalha há mais de 20 anos com transformações nos seus mais diversos conceitos.
O Museu realiza nos dias 20 e 27 de agosto, às 14h, oficinas culturais sobre a exposição Filhos da Terra. O tema poesia será trabalhado por Edson Bueno de Camargo e o tema desenho artístico em carvão será ministrado por Daniel Ribeiro. O evento é gratuito e a indicação, livre.
Fonte: Redação