Presidente do Consórcio, Prefeito Clovis Volpi, fala dos 20 anos da entidade

02/12/2010 11:32

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta terça-feira (30/11), o Presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Prefeito de Ribeirão Pires, Prof. Clóvis Volpi avaliou como positivos os primeiros 20 anos de existência da entidade. “Nessas duas décadas, o Consórcio realizou várias ações que trouxeram benefício para a região, como a construção da rede de piscinões, dos hospitais Serraria, em Diadema, e Regional de Clínicas Mário Covas, em Santo André, a instalação das FATECs – Faculdades de Tecnologia, em quatro dos sete municípios, e a criação do Programa Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência”, afirmou.

Mas ainda há muito a ser feito, segundo Volpi. “A capacidade dos piscinões, por exemplo, ainda não chegou no nível ideal, por que há dificuldades de desapropriação. Dessa forma poderia haver aporte financeiro do governo do estado e a criação de um fundo intermunicipal para o pagamento delas”, explicou.

“Estamos trabalhando agora na implantação de uma Escola de Governo no Consórcio para preparar as pessoas para trabalharem na vida pública”, relatou. Foram realizados neste ano, entre outros, o Seminário de Gestão de Projetos e Estratégias de Captação de Recursos para o Setor Público, e o Seminário de Inspeção Veicular.

Gestão 2010

O presidente da autarquia, Prof. Clóvis Volpi, avalia que o objetivo de sua gestão foi alcançado. “Com a mudança de personalidade jurídica do Consórcio (de privada para pública) algumas adequações tiveram que ser feitas, como organizar a equipe administrativa, e resgatar a história e realizações da entidade.” Assim, “os próximos presidentes encontrarão a entidade pronta para levantar o que foi planejado neste ano.”

Apesar de não pretender estar à frente da entidade por mais um ano, Volpi defende que o mandato seja de dois anos. “Um ano não é suficiente. Para ser presidente do Consórcio é preciso ter vontade e pensar regionalmente”, ponderou.

Planejamento Regional Estratégico 2011/2020

De agosto a setembro deste ano, a equipe técnica que compõe os Grupos de Trabalho do Consórcio, em parceria com o Sebrae, elaborou o Planejamento Regional Estratégico que irá guiar as próximas ações a serem desenvolvidas pela entidade. O novo documento será lançado no dia 9 de dezembro, em evento de comemoração do aniversário da entidade.

A peça destaca assuntos que hoje são grandes desafios para a região, como o conceito de mobilidade urbana associada às questões do trânsito e transporte, maior oferta de acessibilidade aos deficientes e inspeção veicular.

Transição para autarquia pública

Em fevereiro de 2010, quando foi instalada a 1ª Assembleia Geral de Prefeitos, o Consórcio passou a ser a o primeiro consórcio multisetorial de direito público e natureza autárquica do país.

Com essa mudança a entidade pode agora pleitear verbas dos Governos Federal e Estadual, além de ter imunidade tributária e vantagens licitatórias. “Nesses últimos 20 anos, a única verba que conseguimos foi para a execução do Plano Regional de Turismo”, explicou Volpi.

Em maio foi realizado o primeiro Concurso Público para o preenchimento de 15 cargos: Assistente administrativo (sete vagas); Recursos Humanos (uma); Assistente Técnico (três); Bibliotecário (uma); Procurador (uma); Recepcionista/Telefonista (duas) foi realizado no mês de maio.

20 anos de Consórcio

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC completa duas décadas de existência neste ano. Idealizado em 19 de dezembro de 1990 pelo então prefeito de Santo André, Celso Daniel, o Consórcio surgiu com a função de articular políticas públicas setoriais voltadas para o desenvolvimento econômico e social de toda a região, independentemente de partido ou ideologia política.

De acordo com o presidente da autarquia, prof. Clóvis Volpi, o Consórcio surgiu em um momento bastante propício, “quando no ABC havia uma taxa de desemprego de quase 20%, e era necessário que a região se articulasse para poder discutir a situação com o Estado e a Federação, com o objetivo de desenvolver-se economicamente”.

Fonte: Consórcio Intermunicipal do Grande ABC

Notícias relacionadas