Presidente do BNDES discute ações para fortalecer a indústria na região

05/05/2014

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, discutiu as demandas do Grande ABC e as possibilidades de trabalho conjunto com as entidades regionais Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O encontro foi realizado nesta segunda-feira (05/05) durante a assembleia mensal de prefeitos do Consórcio.

O presidente da Agência e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, reiterou as demandas apresentadas ao BNDES para fortalecer a indústria na região nos setores de ferramentaria e de caminhões. “Tivemos avanços importantes com o apoio do BNDES à criação do Centro de Ferramentaria e também com a retomada do PSI Finame ao patamar do ano passado, o que reduz a entrada e facilita o financiamento”, afirmou.

“Tenho convicção da necessidade de mover a indústria automobilística a novos paradigmas para não comprometer todo o arcabouço de fornecimento e montagem, onde o ABC é liderança”, disse Coutinho.

No setor de ferramentaria, as discussões passaram por três eixos. O primeiro foi a criação do Centro de Desenvolvimento Avançado em Ferramentaria do Brasil, projeto da Agência, APL Ferramentaria, Instituto Mauá de Tecnologia e UFABC. “É um projeto muito importante para o desenvolvimento de inovação, simulações e projetos. É necessário o aporte do BNDES para conseguir fazer o Centro funcionar e dar competitividade ao setor”, ressaltou Marques.

O presidente do BNDES reafirmou seu apoio à criação do Centro e sugeriu que o projeto seja articulado com as montadoras por meio da Anfavea. “As montadoras podem ser clientes do Centro e não deixar de produzir produtos no país. É preciso ter a atividade de engenharia fortalecida.”

Outro ponto foi a discussão de financiamento para as ferramentarias que não têm CND (Certidão Negativa de Débito) sanar as dívidas fiscais por meio de um banco privado parceiro do BNDES e, assim, ter acesso ao financiamento do BNDES. O terceiro ponto foi o Pró-Ferramentaria com modalidades de financiamentos para apoiar as empresas do setor.

Caminhões – O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, anunciou a retomada do patamar de financiamento do PSI Finame do ano passado, de 90% e 100%, de acordo com o faturamento da empresa, para aquisição de novos caminhões. Outro anúncio foi a eliminação do teto de financiamento. A expectativa é a de que os grandes compradores possam fazer aquisições maiores sem o teto.

Outro assunto discutido foi o Programa de Renovação da Frota de Caminhões, defendido pela Agência e pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. “Temos uma mesa de negociações a ser retomada com o Governo Federal e o BNDES é parceiro nesse processo”, finalizou Marques.

Consórcio – O presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, entregou documento solicitando apoio institucional ao fortalecimento dos consórcios públicos e, em especial, à concretização do Plano Plurianual de Investimentos 2014-2017 no âmbito do PPA Regional Participativo do Grande ABC.

“O que estamos buscando é ter uma agenda contínua com o banco na medida em que podemos trabalhar várias questões. Por exemplo, o Data Center Regional será de grande valia não só para o Consórcio, mas especialmente para todos os agentes econômicos que atuam na região. Seria fundamental e particular para a gestão pública regional”, explicou Marinho. A estruturação do Data Center prevê a gestão compartilhada de dados e informações das sete cidades e do Consórcio.

O Consórcio solicitou apoio do BNDES em quatro tópicos: a viabilização de operações de crédito destinadas especificamente a consórcios públicos; a criação de PMAT (Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos) específico para a modernização administrativa dos consórcios públicos; o estabelecimento de agenda conjunta para viabilizar a captação de recursos para implantação do PPA e o estudo de viabilidade para implantação do Centro Regional de Dados e Informações.

Reunião técnica – A primeira reunião técnica entre o BNDES, Consórcio e Agência foi realizada ainda na manhã de hoje, com participação da assessora da presidência do Banco e Secretaria de Arranjos Produtivos e Desenvolvimento Local, Helena Maria Martins Lastres e equipe.

Foram definidas duas agendas paralelas, ambas centralizadas no gabinete da presidência do BNDES. Uma tratará das demandas de gestão do Consórcio e outra abordará os temas do GT Desenvolvimento Econômico e da Agência. A primeira rodada para retorno das informações encaminhadas acontecerá no dia 15 de maio.

A agenda apresentada pelo GT Desenvolvimento Econômico e pela Agência terá como pontos principais o financiamento dos APLs Regionais, o Centro de Ferramentaria e o Programa Renovação da Frota de Caminhões.

Notícias relacionadas