Prefeito de São Caetano do Sul vence etapa nacional

20/05/2010 14:14

O prefeito São Caetano do Sul José Aurichio Jr foi o vencedor nacional na categoria Desburocratização, ontem (19), durante a cerimônia do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, em Brasília

Na etapa Estadual (São Paulo), o prefeito foi premiado com o Troféu Prêmio Prefeito Empreendedor por promover ações de desburocratização na cidade, além de ter recebido o Selo do Prefeito Empreendedor, concedido a 70 municípios inscritos nesta 6ª edição do Prêmio no estado.

O primeiro colocado na categoria geral e os vencedores de cada destaque na etapa paulista – exceto o MEI – concorreram à premiação nacional. Em Brasília foram 11 premiados, sendo cinco regionais – um por cada região do País – e seis destaques temáticos: implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06), compras governamentais,desburocratização, formalização de empreendimentos, educação empreendedora e inovação e políticas municipais voltadas ao segmento em médios e grandes municípios.
Os vencedores nacionais receberam troféus, certificados e uma viagem internacional para conhecer experiências de sucesso relativas ao incentivo aos micro e pequenos negócios e que possam servir de exemplos a serem seguidos pelos administradores públicos municipais.

O Escritório Regional do Sebrae no ABC teve participação ativa na orientação ao município de São Caetano do Sul sobre a participação no prêmio. “ Todos os municípios da região foram estimulados por nós a concorrer, até porque eles têm potencial para o empreendedorismo, e desenvolvem ações importantes, cada qual co m sua peculiaridade ” , afirmou a gerente do ER ABC, Josephina Cardelli.

Empreendedorismo em São Caetano do Sul

Entre as principais ações empreendedoras estão a participação da administração municipal atuando em conjunto com o Governo do Estado para facilitar a abertura de empresas na cidade e reduzir a informalidade das já existentes através do Programa Estadual de Desburocratização (PED). São Caetano é uma das cidades-piloto desta iniciativa.

Há também a parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), num projeto para atendimento aos empreendedores, especialmente aos proprietários de micro e pequenos negócios e o lançamento do Espaço Cerâmico, empreendimento e construção com potencial para criar 7 mil novos empregos quando estiver em funcionamento, que abrigará moradias, empresas e lazer.

Além disso, a Prefeitura desempenha um trabalho junto aos já constituídos e futuros Microempreendedores Individuais (MEIs) – criados pela Lei Federal Complementar 128/2008 – garantindo orientações para que seus negócios produzam resultados efetivos.

O superintendente do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella, destaca a importância de ações de políticas públicas para alavancar o empreendedorismo no país, como ocorre em São Caetano do Sul. “A micro empresa gera desenvolvimento para o país e é o caminho mais curto para a distribuição de renda no país. Ao longo da história do prêmio, metade dos municípios paulistanos já concorreu, explicou Tortorella. É forte a tendência de termos todos os municípios participando”.

Sobre o Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor

O Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor foi criado com o propósito de reconhecer os prefeitos empreendedores que tenham implantado projetos de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas em seus municípios e de identificar e difundir suas melhores práticas.

Foram premiados os prefeitos que implantaram projetos de desenvolvimento econômico e social em fortalecimento às micro e pequenas empresas, com resultados mensuráveis. Realizam programas de desenvolvimento, atuam com arranjos produtivos, núcleos de artesanato, incentivo ao turismo, inovação tecnológica, agronegócio, educação empreendedora, capacitação empresarial e acesso ao crédito, e que promovem a cultura do empreendedorismo.

Nesta 6ª edição, o prêmio identificou os prefeitos que tenham sancionado sua lei geral municipal e promovido ações de implementação voltadas para processos de desburocratização, de incremento à formalização de empreendimentos, de participação das micro e pequenas empresas nas Compras Governamentais, e de inserção do empreendedorismo da grade curricular escolar. O destaque desta edição é a Legalização do Micro Empreendedor Individual.

Fonte: Redação

Notícias relacionadas