Inaugurado Posto Avançado de Cadastramento (PAC) da Petrobrás no Grande ABC em São Bernardo do Campo

26/06/2012 13:38

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, comunica a inauguração do POSTO AVANÇADO DE CATRASDAMENTO DA PETROBRAS (PAC) NO GRANDE ABC em São Bernardo do Campo.

Com o objetivo de contribuir para que as empresas obtenham apoio neste cadastramento, a Prefeitura de São Bernardo do Campo, em parceria com a Petrobras, constituiu o Posto Avançado de Cadastramento (PAC) no Grande ABC, por um período de pelo menos três meses.

O Posto Avançado de Cadastramento (PAC) no Grande ABC da Petrobras iniciará suas atividades a partir do próximo dia 25 de junho. Trata-se de um atendimento especializado, realizado por equipe da própria Petrobras, que tem como finalidade esclarecer dúvidas e dar apoio ao correto preenchimento dos questionários de cadastramento corporativo e registro simplificado de fornecedores de bens e serviços da Petrobras. Até o momento, já estão pré-agendados, para os próximos três meses, 300 atendimentos às empresas da região.

Para informações sobre agendamento das empresas no PAC, o empresário deve acessar o site www.petronect.com.br/cadastro. Também é possível realizar agendamento por meio da Central de Atendimento no telefone 0800 282 8484. Somente haverá atendimento com agendamento prévio.

Principais ações da Região do ABC no setor de Petróleo e Gás

Um dos eixos estratégicos da política de desenvolvimento econômico da região consiste na inserção das indústrias – que hoje atuam predominantemente nos setores automotivo, metalmecânico, químico e petroquímico – na cadeia produtiva de petróleo e gás. Nossa região tem potencial para participar desta cadeia produtiva. Ela reúne o maior parque industrial da América Latina; localiza-se muito próximo à bacia de Santos e possui uma logística adequada aos fluxos de produtos e serviços demandados pelo Pré-sal. Neste sentido, o aprofundamento da participação da região nesta cadeia produtiva tem sido trabalhada em cinco diferentes etapas:

1.Sensibilização: Os municípios da Região do Grande ABC realizaram diversos workshops, encontros e seminários sobre o tema, visando conscientizar as empresas do volume de investimentos do Pré-sal. A Prefeitura de São Bernardo do Campo realizou, em parceria com o Instituto de Tecnologia Aplicada a Energia e Sustentabilidade Socioambiental (Itaesa), 3 Networkings empresariais. O networking realizado em agosto de 2011, contou inclusive com a presença da então Diretora de Gás e Energia e atual Presidenta da Petrobras, Sra. Maria das Graças Foster. Participaram destes encontros 370 empresas, que ao longo do ano realizaram negócios estimados em mais de R$ 12 milhões.

2.Articulação com Petrobras e Instituições de Ensino: credenciamento na ANP; apresentação de projetos de formação e qualificação, bem como a constituição de laboratórios, junto respectivamente à Universidade Petrobras e ao Centro de Pesquisa (Cenpes), entre outros. Instituições como UFABC e Metodista encontram-se em processo final de seus credenciamentos junto à ANP.

3.Realização de Rodada de Negócios: a Prefeitura de São Bernardo do Campo, também em parceria com Itaesa, realizou a Sessão de Negócios da cadeia produtiva de petróleo, gás e metalmecânica do Grande ABC. Participaram 1.820 profissionais, que representaram 1.270 empresas. Estima-se que sejam concretizados no decorrer dos próximos meses R$ 48 milhões em novos negócios. Empresas fornecedoras de produtos e serviços tiveram a oportunidade de estar frente a frente em reuniões pré-agendadas, com grandes empresas do setor. Aproximadamente 800 atendimentos foram realizados pelas empresas âncoras nos dois dias de Sessão de Negócios. A região do Grande ABC teve a maior representatividade durante as Sessões.

4.Implantação do PAC Grande ABC em São Bernardo do Campo: Início das atividades 25 de junho de 2012.

5.Constituição do Parque Tecnológico de São Bernardo do Campo: uma grande empresa da área de Petróleo e Gás deverá ser uma das âncoras do Parque Tecnológico (processo em fase de discussão e aprovação do estatuto).

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo


Notícias relacionadas