10/12/2009 17:10
No dia 14/12 (segunda-feira), às 20h, o Memórias do ABC – Núcleo de Pesquisas e Laboratório de Produções Midiáticas da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) fará o lançamento da pesquisa em vídeo sobre a produção teatral da região.
Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da cidade e da Fundação das Artes, o evento tem entrada gratuita e será realizado no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111, Centro). O público poderá assistir aos depoimentos de artistas locais sobre suas produções entre os anos de 1950 e 1980.
Intitulado Imagens e Narrativas do Teatro no ABC Paulista, o vídeo é resultado de uma pesquisa desenvolvida na USCS, desde 2003, com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Dividido em cinco capítulos, o vídeo de 82 minutos contempla o contexto histórico da região, a produção dos artistas e grupos amadores, a participação da mulher em cena e também a relação dos grupos com os mecanismos de censura. Tudo isso tendo por base as narrativas orais de artistas do ABC (Santo André, São Bernardo e São Caetano), que fizeram do teatro seu meio de expressão de valores, representações e imaginários sociais.
A produção apresenta uma linguagem leve e coloquial ao mesmo tempo em que propõe uma forma inovadora de transposição da linguagem acadêmica para o audiovisual, oferecendo suporte a pesquisadores, estudantes e interessados na história do teatro na região.
Além de disponibilizar cópia do vídeo para entidades interessadas, o Memórias do ABC pretende estimular o debate sobre a identidade cultural local, apresentar resultados de pesquisa e abrir espaço para que outros artistas locais concedam entrevista para compor um novo projeto, que visa aprofundar a discussão do fazer teatral local e produzir mais um material audiovisual.
A pesquisadora responsável pela produção do vídeo é Paula Venâncio e o Núcleo Memórias do ABC é coordenado pela professora Priscila Ferreira Perazzo. Mais informações, na Fundação das Artes, pelo telefone 4238-3030.
Fonte: Da redação