18/09/2009 16:22
O Grupo de Trabalho de Turismo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizou ontem uma visita técnica a locais da Região com potencial para integrar o roteiro turístico regional. Entre os pontos analisados, estiveram a Capela da Santa Casa de Mauá; o Museu Histórico de São Caetano do Sul; a vila de Paranapiacaba, em Santo André; o Riacho Grande, em São Bernardo; a Capela de São Sebastião e a Cooperativa de Cambuci, em Rio Grande da Serra; e a Vila do Doce, em Ribeirão Pires.
Durante o percurso, foram estudados diversos fatores fundamentais para a elaboração do roteiro, como a infraestrutura de cada atração e a distância e o tempo de trajeto entre elas. As peculiaridades de cada local também foram levadas em conta, como no caso de Ribeirão Pires, que têm ótima estrutura e pontos turísticos relevantes, mas carece de rede hoteleira para abrigar os visitantes.
A equipe técnica do GT foi recebida ainda por duas iniciativas privadas em turismo localizadas nas sete cidades: o Monte Castelo Eventos, em Mauá, e a Estância Alto da Serra, em São Bernardo do Campo. A parceria com empresários faz-se fundamental para desenvolver o turismo na Região e o GT tem atuado também nesse sentido.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico de Rio Grande da Serra, Gilvan Mendonça, que acompanhou a excursão, destacou a importância dessa união em torno do fomento ao turismo no Grande ABC. “Fomentar o turismo é importante para podermos explorar o potencial turístico da Região. E para dar um salto de qualidade, é preciso essa regionalização”, afirmou o secretário. Segundo ele, os municípios terão mais dificuldade em conseguir destaque se atuarem de forma isolada.
As próximas ações do GT consistirão em reuniões com trades de turismo e nos próximos meses estará no ar o Portal do Turismo do Grande ABC, com informações sobre os pontos turísticos da Região.