Representantes do Grande ABC estiveram reunidos com o Diretor da Área Social do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Elvio Lima Gaspar, para pleitear políticas de financiamento que atendam interesses específicos da Região. Participaram da reunião Luiz Almeida e Roberto Anacleto, da Agência do Grande ABC; Regina Zanke, da Prefeitura de São Bernardo; Anderson Gualtieri, do Sebrae-SP; Fausto Augusto, do Dieese; Rafael Marques, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC; Thiago Francisco de Paula, do Banco do Brasil; William Pesinato, do CIESP ABCD; e Ana Helena Andrade, representando os empresários.
Entre os assuntos debatidos, destacaram-se pontos resultantes do Grupo de Trabalho de Crédito do Seminário “O ABC do Diálogo e do Desenvolvimento”. Foram discutidas na reunião a oferta de capital de giro ao setor automotivo e aos APLs (Arranjos Produtivos Locais), a formalização de caminhoneiros, financiamento para catadores e recicladores de lixo, economia solidária, além da própria dinâmica de funcionamento do BNDES.
O dirigente do banco de fomento federal se comprometeu a analisar cuidadosamente as requisições e disse que são importantes ações articuladas no Grande ABC para as solicitações serem mais eficazes. Ele se interessou também pelo projeto CESTEC – Centro de Serviços em Tecnologia e Inovação do Grande ABC, comentando que uma linha do banco justamente para esse ramo ficou praticamente inoperante.
No próximo dia 31, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, vai participar do Seminário “O ABC do Desenvolvimento e do Crédito”, nascido também do Seminário Regional realizado em março. Com articulação regional, a Região vem conseguindo mais força para mobilizar os diversos meios de que dispões para alavancar o seu desenvolvimento.