Fórum Regional de Promoção da Igualdade Racial entrega pauta ao presidente do Consórcio

12/05/2010 13:45

O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, prefeito de Ribeirão Pires, Prof. Clóvis Volpi, recebeu na manhã desta terça-feira (11/5) os integrantes do Fórum Regional de Promoção da Igualdade Racial do Grande ABC (FORPIR). Acompanhados pelo deputado estadual Donizete Braga e pelo coordenador do Grupo de Trabalho de Igualdade Racial do Consórcio, Evandro Santos, eles entregaram uma pauta com proposições para serem pactuadas pelos prefeitos.

Entre as solicitações estão a garantia de assento do FORPIR no GT de Igualdade Racial; cessão de espaço físico no prédio para reuniões mensais do Fórum Regional e garantia de unificação regional do dia 20 de novembro. Volpi recebeu a pauta, explicou as novas regras de funcionamento dos grupos de trabalho e a forma como se dará a participação da sociedade civil nesses GTs, em função da mudança do Consórcio para autarquia pública. “Vou solicitar à Secretária Executiva do Consórcio, Dra Eliana Bernardo da Silva, que inclua as proposições na agenda da próxima Assembléia Geral do Consórcio para serem apreciadas pelos prefeitos das sete cidades”, afirmou Volpi.

A integrante da Comissão Executiva do FORPIR, Elizabete Aparecida Ribeiro Jose, disse que o Movimento que representa 51% da população do ABC quer a comemoração do Dia da Consciência Negra no dia 20 de novembro. “Queremos o 20 no 20, pois algumas cidades da região não comemoram a data nesse dia. Também queremos garantir agenda para a devolutiva da I e II Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, realizadas em 2005 e 2009, pois não sabemos se as deliberações aprovadas nestas conferências estão sendo implementadas nas sete cidades da região”.

O Fórum, cuja atuação é realizada através de reuniões itinerantes pelas sete cidades, foi constituído após a II Conferência de Promoção da Igualdade Racial realizada em 2009 para ser um espaço de articulação regional com os seguintes objetivos: combater o racismo, fomentar e propor e acompanhar as políticas públicas, acompanhar a implantação das resoluções elencadas na II Conferência, participar da elaboração do plano regional de igualdade racial, discutir projetos de caráter regional que venham contemplar, beneficiar e qualificar as ações da comunidade negra, indígena e população em situação de vulnerabilidade.

Fonte: Margarete Acosta – Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Notícias relacionadas