23/02/2010 16:28
A expectativa de que cidades do ABC Paulista marquem presença em um dos eventos considerados mais importantes no âmbito de negócios do mundo é grande e atrai diversos executivos e empresários de ramos distintos que atuam nessas regiões e têm planos de ampliar seus negócios, além de conhecer o que há de mais novo em setores como o da indústria, comércio e também serviços, por exemplo. Denominada Canton Fair – Feira de Importação e Exportação de Cantão, o evento é considerado como um forte espelho de novos negócios e também como espaço que poderá dar maior fomento às parcerias, até mesmo a longo prazo, entre as empresas expositoras e de acordo com os participantes que costumam frequentar o evento.
Para especialistas em comércio exterior, principalmente entre os que conhecem bem o universo das importações, por exemplo, a Canton Fair, além de proporcionar mais visibilidade para o mercado de exportação e importação da região de São Caetano, poderá também trazer mais negócios para todo o ABC Paulista. Isso porque, para se ter ideia, apenas no ano passado o evento chegou a atrair a atenção de 55 mil expositores e foi capaz de gerar um montante de R$ 69 bilhões.
A ser realizada na província de Guangzhou, considerada como uma importante região na China, a primeira fase da feira promete agradar às empresas interessadas em ampliar parcerias em comércio, indústria e também na área de prestação de serviços, que miram suas atuações em um mercado como o asiático, que demonstra crescimento vertiginoso nos últimos anos. O evento acontecerá em breve, e promete atrair a atenção do mercado, entre os dias 15 e 19 de abril.
“A feira é importante para apresentar pela primeira vez internacionalmente nossa cidade como uma realidade para excelentes investimentos, busca de novos mercados comprador, vendedor, de inovação, conhecimentos e experiências”, afirmou o secretário de Desenvolvimento da cidade de São Caetano do Sul, Celso Amâncio.
Aproveitando a participação da região na feira, a Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul (ACISCS), junto com a Secretária de Desenvolvimento Econômico da cidade (Sedert) e a Fomento ao Comércio Exterior do Grande ABC (ABCex) anunciaram esta semana que irão organizar uma visita importante, que deverá contar com alguns empresários da região. Por conta disso, a ideia é levá-los até a China para que possam então prestigiar e conhecer de perto todo o evento.
“São Caetano do Sul já detém títulos muito importantes que no momento atual todo o planeta os estão buscando como: Melhor IDH, Menor índice de mortalidade infantil e temos que divulgar isso além das nossas fronteiras e não queremos deixar de lado essa oportunidade de marcarmos presença e expor esses predicados na maior feira de negócios do mundo”, exaltou o secretário.
Visibilidade
Os empresários da região ao visitar a feira além de conhecimento e atualização acompanharão as tendências do mercado externo “Terão a constatação in loco quais as tendências mundiais nos diversos setores de negócios comerciais, industriais, automações e serviços.
Experiência internacional, convivência nos dias da feira com pessoas de todos os cantos do planeta reunidas em um mesmo local com os mesmos interesses. São 55.000 expositores com cerca de 220 países expositores e próximo a 10 milhões de visitantes”, ressaltou Amâncio.
Dividida em três etapas, nessa primeira parte o foco da feira será máquinas e equipamentos pesados, pequenos maquinários, bicicletas, motos, autopeças, produtos químicos, hardware, ferramentas, veículos (outdoor), máquinas para construção (outdoor), eletrodomésticos, eletrônicos e produtos elétricos, computadores e produtos de comunicação, equipamentos de iluminação, materiais de construção e decoração e artigos sanitários e para banheiros.
Mercado
O mercado externo brasileiro vem se solidificando a cada ano, o que facilita as relações internacionais com a China. Segundo os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), as exportações brasileiras em janeiro mostraram um crescimento de 21,3%, em comparação ao mesmo período do ano passado.
As vendas externas no sudeste cresceram 21%, com embarques, representando 56,8% do total brasileiro.
A cidade de São Paulo ficou no 3° lugar, no ranking dos municípios brasileiros que mais exportaram nesse período, com US$ 379,436 . A região do ABC também vem se firmando no setor.
“São Caetano do Sul dentro deste cenário exportou em janeiro U$$ 29.577.611, crescimento de 72.49%. Nas importações U$$ 22.754.806 e U$$ 13.941.770 variação positiva de 63.21%”, disse Amâncio, em entrevista ao DCI. São Bernardo no ranking dos municípios ficou na 10ª posição, com U$$ 209,340 milhões em vendas externas.
Palestra no ABC
Os empresários interessados na visita terão a oportunidade de participar de uma palestra sobre a Canton Fair. Para se ver a importância do evento, estarão lá os principais produtos de importação da China, além dos setores que o país mais precisa investir será o tema da ação, feita pelo presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil e China, Charles Tang. Segundo os promotores, o evento acontecerá no dia quarta-feira (24), em São Caetano.
Fonte: DCI