08/03/2010 16:40
O fim dos 12 Núcleos Estratégicos e o fortalecimento dos Grupos de Trabalho, com indicação expressa de técnicos de cada área específica pelos prefeitos foi decidido na manhã de hoje (8/3) na 2ª reunião ordinária da Assembléia Geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Os Núcleos Estratégicos foram criados em 2009 e eram integrados pelos secretários municipais, mas alguns nunca compareceram às reuniões.
No novo formato de Consórcio Público, o primeiro do país nestes moldes, o Consórcio tem oito eixos: Infra-estrutura; Desenvolvimento Econômico Regional: Desenvolvimento urbano e gestão ambiental; Saúde; Assistência, Inclusão Social e Direitos Humanos; Segurança Pública e Fortalecimento Institucional. Atualmente, o Consórcio tem 22 Gts, nem todos em funcionamento.
No primeiro encontro dos sete prefeitos, agora sob a presidência do Prof. Clóvis Volpi, prefeito de Ribeirão Pires, os chefes de executivo também decidiram iniciar o agendamento de encontros com secretários de Estado para discutir problemas da região, entre eles as enchentes. “Vamos convidar o superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) da Secretaria de Saneamento e Energia, Ubirajara Tannuri Felix, para discutirmos a macrodrenagem, o mais rápido possível”, afirmou Volpi.
O convite para a Prefeitura da Capital integrar o Consórcio Intermunicipal Grande ABC como a 8ª consorciada não será mais efetuado desta forma. Por decisão dos prefeitos, a Secretaria Executiva do Consórcio irá elaborar uma pauta com assuntos regionais para agendar encontro com o prefeito Gilberto Kassab e seus secretários. A intenção dos prefeitos é que estes encontros sejam periódicos. “Vamos abrir uma porta para discutir questões metropolitanas, pois a cidade de São Paulo faz divisa com vários municípios do Grande ABC e queremos ter um relacionamento mais estreito”- ressaltou Volpi.
A abertura de concurso público de imediato para preenchimento de 15 vagas criadas com a transformação do Consórcio em autarquia pública também foi aprovada pelos prefeitos. “Esperamos que 90 dias o concurso esteja definido para podermos contratar os técnicos que irão integrar o novo departamento técnico do Consórcio, pois os Grupos de Trabalho é que irão elaborar os projetos que a instituição desenvolverá ”, acrescentou.
Fonte: Margarete Acosta – Consórcio Intermunicipal Grande ABC