Confiança entre os empresários é a base do APL

26/01/2010 – 12:33

Grupo de empresários pretende, por meio de encontros sociais e atividades

empresariais, aumentar a sinergia entre todos os participantes em 2010. União

é apontada como grande diferencial do projeto.

Na última sexta-feira (22/1), o Arranjo Produtivo Local (APL) Metalmecânico do Grande ABC, projeto da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC com apoio técnico-financeiro do Sebrae – SP, realizou encontro de abertura do projeto para este ano. Em 2010, o grupo dará prioridade a ações com o intuito de ampliar a sinergia entre as empresas que já participavam e as ingressantes, promovendo a troca de experiências, a fim de gerar uma maior confiança entre as mesmas.

Durante o evento, Luiz Almeida, Coordenador de Relações Institucionais da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC, e Rodrigo Araújo Ferreira, técnico do Sebrae- SP, afirmaram que o APL pode ser referência no Brasil se mantiver essa sinergia e vínculo de confiança entre os participantes, grande diferencial do projeto.

Para Norberto Luiz Perrella, integrante do comitê gestor e presidente da Ferkoda, o grande desafio agora é engajar as novas empresas nas atividades. “Agora vem a etapa de junção [das empresas] e para que possamos aproveitar essa coletividade deve haver a participação de todos”, comentou Perrella.

De acordo com Ernesto Pacheco, também integrante do comitê gestor do APL e diretor da Indústria Moniz, o que manteve a união no APL Metalmecânico foi justamente o investimento no lado social, que também será priorizado neste ano. “Nós precisamos nos conhecer e interagir socialmente, surgindo assim uma sinergia e, a partir dela, uma confiança, que é a base para o sucesso de todas as ações”.

Em virtude da crise econômica mundial, em 2009 as empresas do APL, basicamente micro e pequenas, sofreram perdas consideráveis, como demissões e baixa demanda de vendas. Mesmo assim, o projeto continuou forte, segundo acrescentou Moniz. “A estrutura do APL se manteve, pois o lado social entre os empresários estava bem, apesar da crise”, revelou.

Planejamento

Na reunião, foram apresentadas as atividades e encontros que acontecerão ao longo do ano e a proposta de uma Oficina de Gestão Financeira, a qual ocorrerá nos meses de fevereiro, março e abril. Esse treinamento, com o apoio de uma consultoria, servirá para dar suporte às empresas. O serviço será realizado em três etapas, uma correspondente a cada mês, para melhor aproveitamento dos trabalhos. Para determinar a ordenação da consultoria, as empresas foram divididas em três grupos, por meio de sorteio.

Entre as atividades e encontros a serem realizados estão jantares, assistência a idosos e estudantes, festas, viagens, campanha do agasalho e duas peças teatrais, visando sempre a interação entre os empresários.

Investimento

Os recursos financeiros disponibilizados para essa fase do projeto APL Metalmecânico (entre 2009 e 2011) serão de R$ 1,4 milhão, sendo 50% oriundos do Sebrae-SP, aplicados em sua maioria em treinamentos; 35% vindos da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC; e 15% das empresas integrantes do grupo.

Bruna Marques e Filipe Rubim – Depto. de Comunicação Agência/ Consórcio GABC


Galeria de Fotos












Notícias relacionadas