Case de Rio Grande da Serra estará em seminário da FIESP

20/08/2010 10:45

O case “Cambuci – O fruto que dá frutos” será tratado em detalhes ao integrar o painel “Ações das Prefeituras e a Sustentabilidade Local”, agendado para o dia 26 de agosto, último dia da 4ª Mostra de Responsabilidade Socioambiental da Fiesp/Ciesp, que começa no próximo dia 24, na sede da Federação das Indústrias.

As prefeituras têm buscado alternativas econômicas e de inclusão, como as festas do chocolate, em Ribeirão Pires, e do cambuci, em Rio Grande da Serra, ambos pertencentes aos sete municípios do Grande ABC. Exemplos públicos e bem-sucedidos são cada vez mais constantes na Mostra de Responsabilidade incentivada pelo Comitê de Responsabilidade Social (Cores) da Fiesp.

O fruto é típico da Serra do Mar e está inserido na cultura local. A prefeitura de Rio Grande da Serra enxergou nele a possibilidade de gerar renda à população e criou o Festival do Cambuci, já consolidado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico, do Fundo Social de Solidariedade e da Cooperativa Cambuci da Serra.

O evento acontece anualmente e reúne as melhores receitas de salgados, doces, molhos e geleias provenientes do fruto. A cachaça curtida no cambuci é uma receita que remonta ao tempo colonial.

O festival, além de propiciar a implantação de uma nova economia na região, incentiva a plantação do cambuci no município, revertendo o quadro de risco de sua extinção.

Além da festa gastronômica, também há shows com artistas locais e nacionalmente conhecidos, concurso da Rainha do Cambuci e barracas com exposição de artesãos.

Cambuci

O cambuci mede cerca de 5 cm de diâmetro, e sua coloração varia entre o verde e o amarelo. É pertencente à família das mirtáceas, a mesma da goiaba, da pitanga e da jabuticaba, entre outras. Ele não é muito conhecido devido ao seu sabor ácido, que inibe o consumo in natura, mas favorece a produção de doces.

Rico em vitamina C, possui agentes antioxidantes e adstringentes, que combatem radicais livres, retardam o envelhecimento e fortalecem o sistema imunológico.
Também é utilizado na produção de cosméticos.

O nome cambuci é de origem indígena [pote de água] e deve-se à forma de seus frutos, parecidos com as vasilhas de cerâmica que recebiam a mesma denominação.

4ª Mostra de Responsabilidade Socioambiental da Fiesp/Ciesp

Tema: “Desastres climáticos, epidemias, pandemias, drogas e envelhecimento – Ação coordenada para a sustentabilidade global”
Data: De 24 a 26 de agosto de 2010
Local: Sede da Fiesp, Avenida Paulista, 1313 (em frente ao Metrô Trianon)
Informações e inscrições gratuitas: http://www.fiesp.com.br/socioambiental/

Fonte: Redação

Notícias relacionadas