21/01/2015
Foto: Anderson Pedro/PSA O torquímetro eletrônico digital, aparelho desenvolvido pelo engenheiro mecânico Nelis Evangelista com o apoio da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Santo André, a InNova, foi o terceiro classificado no Prêmio UFABC de Inovação. A premiação foi realizada em dezembro passado. Em outubro o aparelho, utilizado para colocação de implantes dentários, já havia sido finalista do 2º Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação. Para o engenheiro Nelis, cada premiação funciona como um cartão de visitas e um controle de qualidade. ‘Quando pensamos em termos de mercado, estes prêmios são um instrumento importante para alavancarmos o marketing de nosso produto’, afirmou. > De acordo com o idealizador do aparelho, na implantação das próteses a força utilizada no processo deve ser adequada. Mais ou menos força pode trazer problemas ao paciente. Com o novo aparelho, o profissional de odontologia pode operacionalizar a força necessária e recomendada para o sucesso da cirurgia. Atualmente o engenheiro trabalha na produção de algumas unidades do torquímetro. A expectativa é que até meados de 2015 elas cheguem ao mercado nacional e da Espanha.
Dentro da InNova, Nelis passou por um processo de desenvolvimento de seu Plano de Negócios, participando de diversas consultorias que resultaram no desenvolvimento do produto final. A Incubadora Tecnológica de Santo André recebe projetos de interessados, sendo que uma das premissas para se tornar um incubado é apresentar ao mercado algo inovador ou mesmo modificando algum existente.
A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Oswana Famelli, exalta o orgulho da cidade em contar com iniciativas como a de Nelis Evangelista na incubadora. ‘Para nós, é um incentivo acreditar e apostar nas empresas que desenvolvem estes produtos. Santo André quer mesmo ser a cidade para desenvolver e trazer novos potenciais tecnológicos’, afirmou. Para tanto, lembra a Oswana, a InNova está com as portas abertas para a inscrição de novos projetos e para atender às demandas de novos parceiros.
HISTÓRICO – As atividades da InNova foram retomadas em junho de 2013 com a assinatura de convênio de cooperação técnica entre a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Os empreendedores têm acesso à capacitação para conquista de novos mercados, incremento da qualidade dos seus produtos e serviços, inovação tecnológica e aumento da produtividade e lucratividade, além de estimular a articulação entre empresas, universidades e centros de pesquisa.
O processo de seleção é permanente e a direção da incubadora recebe as propostas durante o ano. O Conselho Consultivo, que é constituído com a participação de empresas, sindicatos, universidades e entidades empresariais, avalia as propostas e os aprovados passam por um curso de pré-incubação que ocorre duas vezes por ano. Se não houver vagas, as empresas dentro do perfil de atuação da InNova entram em uma lista de espera para ocupar o espaço. A InNova fica na Av. Artur de Queirós, 720, Bairro Casa Branca, Santo André.
Fonte: Prefeitura de Santo André |