06/10/2010 11:21
Nesta quarta-feira, 6 de outubro, a partir das 13h, 50 alunos do Curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, terão a oportunidade de realizar uma atividade diferente das tradicionais aulas em sala. Como parte dos exercícios da disciplina de “Radiografia do Estado”, os estudantes visitarão Diadema para conhecer de perto as políticas públicas do município, com destaques para as ações bem-sucedidas de saúde, segurança e habitação.
Esta é a segunda vez que estudantes da FGV visitam a cidade – a primeira foi em abril deste ano. O grupo de alunos do 1º ano é coordenado pelo cientista político e historiador da FGV, professor Francisco Fonseca, que virá à cidade ao lado de outros dois professores da instituição, Eduardo Diniz e Vilma Borges. Segundo Fonseca, a iniciativa do trabalho de campo visa aproximar cada vez mais os estudantes de políticas públicas de êxito.
“Não é possível fazer o curso sem conhecer o trabalho de gestores, sua realidade e dificuldades frente a uma Prefeitura. Também vale destacar que a participação popular é essencial para a Administração, como exemplo da realização de plenárias do Orçamento Participativo”, destaca o professor.
Durante a permanência na cidade, os estudantes conhecerão o Quarteirão da Saúde. Inaugurado em 2008, o Quarteirão da Saúde, complexo ambulatorial de média complexidade da rede municipal de saúde, tem o objetivo de qualificar e agilizar os procedimentos de especialidades, realização de exames e acompanhamento médico, além de reduzir o tempo para iniciar tratamentos.
Também faz parte do roteiro visita ao Centro Integrado de Videomonitoramento, inaugurado em maio de 2006 e que utiliza tecnologia das mais avançadas mundialmente. O objetivo do centro é reforçar a integração dos serviços municipais e forças policiais de Diadema, além de otimizar as operações de prevenção, socorro e combate à violência, por meio do sistema de alta resolução para acompanhamento das imagens das 64 câmeras espalhadas por locais estratégicos do município, durante 24 horas por dia.
Determinada a priorizar os setores de maior vulnerabilidade, Diadema também se destaca pelas políticas públicas de habitação de interesse social. Por essa razão, os alunos da FGV ainda visitarão o Núcleo Habitacional Naval, que, após episódios de violência policial e casos de enchentes e incêndios, se transformou em um bairro urbanizado e integrado à cidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Prfeitura Municipal de Diadema