Agência inicia novo projeto

17/03/2010 15:40

A FUABC-FMABC, o Instituto do PVC, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e a Solvay do Brasil firmaram parceria para implantação de projeto social pioneiro no Estado de São Paulo. A iniciativa pretende criar centro de referência no campus em Santo André para fabricação de mobiliários adaptados em PVC que facilitem a acessibilidade e a reabilitação de crianças carentes com disfunções neuromotoras. Dois encontros selaram o acordo, em 3 e 17 de março. A próxima etapa prevê aprovação e adaptação de espaços disponibilizados pela Faculdade (Cepes ou a antiga sede da Atlética). A idéia é iniciar atividades em aliança com o curso de Terapia Ocupacional e futura adesão do curso de Fisioterapia, como destacou o diretor Dr. Adilson Casemiro Pires.

O projeto teve início em 2006 na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Campo Grande (MS). A partir de tubos, conexões, forros, chapas e outros produtos feitos em PVC, a terapeuta ocupacional Grace Gasparini passou a desenvolver mobiliários adaptados em PVC em substituição a equipamentos tradicionais em madeira – normalmente de alto custo e muitas vezes importados. Hoje a profissional realiza o trabalho em Joinville, na Associação Catarinense de Ensino (ACE), e traz mais de 20 modelos desenvolvidos entre cadeiras, mesas, andadores, carteiras escolares, etc.

De baixo custo, o PVC viabiliza o uso de mobiliários adaptados às famílias de baixa renda e possibilita maior higiene pela facilidade de limpeza. É de fácil manuseio e também traz entre as vantagens resistência à água, durabilidade, adaptação de acordo com o crescimento da criança e excelentes resultados terapêuticos.

Projeto ABC: A proposta do Instituto do PVC é utilizar espaço no campus para sediar um centro regional que capacite pais e familiares de crianças com disfunções neuromotoras à utilização do PVC para fabricação de mobiliários com fins terapêuticos. A Solvay se responsabilizará pelo fornecimento da matéria prima, o que torna o serviço 100% gratuito. A oficina funcionaria ainda como campo de estágio para alunos da FMABC – principalmente da TO, cujo foco é o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes por meio da reabilitação e inclusão social de portadores de limitações físicas, sensoriais, cognitivas, mentais, emocionais ou sociais.

Outros próximos passos serão trazer a terapeuta ocupacional Grace Gasparini de Joinville para apresentação na FMABC aos cursos envolvidos.

Fonte: FMABC


Galeria de Fotos







Notícias relacionadas