11/02/2014
Crédito da foto: Magno Romero/MDIC
Nesta terça-feira (11/02), a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC assinou dois convênios com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC): Pronatec Brasil Maior para a Cadeia Produtiva Automotiva do Grande ABC e o programa de fortalecimento de fornecedores, que envolverá os Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Autopeças e Ferramentaria.
Participaram da assinatura, em Brasília, o ministro Fernando Pimentel e o presidente da Agência e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.
“O Brasil segue avançando e essas medidas que foram assinadas hoje são importantes porque promovem a geração de empregos mais fortes, mais oportunidades e qualificação. São medidas que fortalecem o Brasil no mercado global”, afirmou Marques.
Pronatec – O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Brasil Maior para a Cadeia Produtiva Automotiva do Grande ABC tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos gratuitos de educação profissional e fazer a aproximação entre a necessidade das empresas e o que escolas como o Senai dispõem em termos de formação.
Os cursos serão ofertados a partir do mapeamento das demandas das empresas do Grande ABC e do encaminhamento ao MDIC, que serão feitos via Agência.
Autopeças – O segundo convênio entre o MDIC e a Agência de Desenvolvimento visa o fortalecimento de fornecedores e contempla o programa de extensionismo industrial, que terá a Arteb como empresa âncora.
Por meio do encadeamento produtivo, 25 indústrias de pequeno e médio portes podem se adequar aos requisitos exigidos pelas grandes empresas, o que facilita a realização de negócios entre estes dois grupos e aumenta a competitividade das companhias envolvidas e da cadeia de valor como um todo.
O repasse é de cerca de R$ 1,2 milhão até 2016. O projeto visa aumentar a capacidade produtiva, a competitividade, a cultura de inovação e o crescimento industrial e tecnológico das empresas participantes. Serão realizadas consultorias para a implementação de melhorias de gestão de processos, de produto, testes laboratoriais, normatização, entre outros.
Ferramentaria – Em visita ao senador Eduardo Suplicy, o presidente da Agência, Rafael Marques, o secretário executivo, Giovanni Rocco, e o sociólogo do Dieese, Fausto Augusto Junior, apresentaram o projeto de criação do Centro de Desenvolvimento Avançado em Ferramentaria do Brasil.
Suplicy considerou importante a iniciativa e afirmou que irá apoiar a criação do Centro. O objetivo é tornar o setor mais competitivo no país com a prestação de serviços às empresas. O projeto prevê a criação de um centro de inovação e prestação de serviços em modelagem 3D, simulação, projetos, design e prototipagem. O Centro envolve a Agência, a Universidade Federal do ABC e o Instituto Mauá de Tecnologia.