06/01/2010 15:57
No dia 30 de dezembro de 2009, o Instituto Acqua assinou dois convênios com a Secretaria de Esporte Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, para a implantação do Programa Esporte Social. Os convênios são fruto de emendas parlamentares dos deputados Donisete Braga, que destinou recurso financeiro para a implantação de 21 núcleos, e Vanderlei Siraque, para outros cinco. Cada núcleo do Esporte Social terá capacidade para atender 100 crianças, com idade entre 07 e 17 anos, num período de 12 meses. As aulas estão previstas para começar em fevereiro. Para o funcionamento dos 26 núcleos, a equipe Acqua Esporte Social contará com 52 professores de educação física e 26 estagiários e/ou monitores. Os núcleos serão implantados e mantidos sob a gestão do Instituto Acqua, nos municípios de Mauá, Ribeirão Pires, Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo, atendendo 2.600 crianças e adolescentes.
O Programa Esporte Social é uma iniciativa da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, que tem como objetivo fomentar e democratizar o acesso à prática esportiva e de lazer, com caráter educacional, através de núcleos dirigidos, que visam a inclusão social de crianças e adolescentes, com idade entre 07 e 17 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social, provenientes preferencialmente de famílias de baixa renda.
Cada núcleo, com capacidade para atender 100 crianças e adolescentes, desenvolve três modalidades esportivas, definidas de acordo com as especificidades e interesse da comunidade local. Além disso, trabalha questões referentes à cidadania, que orientam na formação de conceitos e hábitos de vida diária, visando a manutenção da saúde, com apresentação de palestras e ações profiláticas para a orientação prática de higiene corporal; noções de nutrição e alimentação saudável, que auxiliam no potencial de crescimento e desenvolvimento; atividades artísticas e culturais, de modo a valorizar manifestações locais; orientações sobre sexualidade e afetividade, solidariedade, relacionamento familiar, meio ambiente , Estatuto da Criança e do Adolescente e outros temas que venham suprir as necessidades de conhecimento, despertadas nos beneficiários.
No primeiro ano de funcionamento, entre abril de 2008 e abril de 2009, foram atendidas 1.900 crianças e adolescentes em 19 núcleos localizados em bairros periféricos, com grande concentração de crianças e adolescentes, nos municípios de Ribeirão Pires, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo.
Para esse ano, os 26 núcleos serão implantados nos seguintes locais:
Ribeirão Pires
– Centro Esportivo Municipal da Vila Gomes
– Centro de Integração Sócio Cultural de Ouro Fino – CISC
Rio Grande da Serra
– Associação Amigos Corações Unidos do Bairro Santa Tereza
Mauá
– Esporte Clube Cruzeiro – Parque das Américas
– SAB Jardim Salgueiro
– SAB Jardim Rosina
– Quadra Esportiva João Ribeiro Gatto
– SAB Jardim Canadá
– Poliesportivo Fernando Conceição
– Escola Estadual Irene da Silva Costa
– Escola de Samba Unidos do Silvia Maria
– Associação Comunitária em Defesa da Cidadania do jardim Oratório
Santo André
– Associação Parque dos Manacás
– Liga Santoandreense de Futebol
– Cesa Palmares
– Sociedade Amigos Jardim Estádio
– Transrodi Futebol Clube
São Bernardo do Campo
– EMEB Aldino Pinotti
– Centro de Convivência Dom Jorge Marcos de Oliveira
São Paulo
– Associação Nova Santana – Itaquera
– Associação Comunitária Meninos de São Miguel
– Associação Santa Cruz Futebol Clube – Cidade Tiradentes
– Clube da Comunidade de Guaianazes
– Associação COHAB 1
Suzano
– Associação Porto da Esperança
Francisco Morato
– EMEIF Elba Nóbrega Sobral
Fonte: Instituto Acqua