28/05/2014
Apresentar aos empresários as linhas de financiamento e acesso a crédito da Finep, Desenvolve SP, Banco do Brasil e BNDES foi o objetivo do primeiro dia do II Ciclo de Oficinas de Boas Práticas do Projeto de Adensamento e Complementação Automotiva no Âmbito do Mercosul (Focem Auto).
A oficina foi realizada nesta quarta-feira (28/05), com organização da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
“O principal objetivo da oficina foi demonstrar que o banco não é inimigo do empresário, desmistificar o acesso ao crédito e apresentar as linhas que estão à disposição”, explicou o secretário executivo da Agência, Giovanni Rocco.
O representante da Superintendência Regional de São Paulo da Finep, José Manoel Baltar, falou sobre inovação e as linhas financiadas pela Finep. “A inovação é algo que seja diferente do que se fazia antes e que resulte em aumento da produtividade. A inovação se dá a cada instante e está em todos os lugares da empresa”, afirmou.
A gerente da Desenvolve SP, Magali Tacla Michelutti, explicou o critério de análise de concessão do crédito e as linhas da Agência. “É importante o empresário saber que existe acesso ao crédito público para contribuir com o aumento da competitividade, geração de emprego e renda”, explicou.
O Banco do Brasil apresentou as linhas de crédito e os programas de apoio aos empresários. Participaram os gerentes de relacionamento Mauricio Carvalho de Almeida e Marcos Jun Ikeda. O gerente de negócios internacionais, Edgar Candido Dimov, falou sobre os serviços do banco para os clientes que exportam ou pretendem exportar.
Empresas – Para o diretor da SV Usinagem, Felipe Vigatto, “a iniciativa é muito positiva para fomentar a industrialização e a competitividade. Com mais informações sobre acesso a crédito, agora é levar a necessidade da empresa e fazer a solicitação”, disse.
O Focem Auto já realizou consultorias individualizadas com 80 horas de dedicação com o objetivo de apontar as mais modernas tecnologias de produção e gestão conforme a necessidade e a capacidade da empresa.
“Colocamos em prática a otimização do processo de usinagem e a programação de máquinas e o retorno foi muito positivo financeiramente”, afirmou o analista de Planejamento e Controle da Produção da Ferosão JCR, Jefferson Nascimento.
Ciclo – Amanhã (29/05) será realizada a “Oficina de Metrologia e Normatização”. Na sexta-feira (30/05), a “Oficina de Formação Profissional” tratará sobre Plano de Cargos e Salários, descrição de cargos, matriz de habilidades e competências e retenção do capital intelectual da empresa.