Projeto social capacita e emprega costureiras

09/03/2011 15:10

O Centro de Formação Profissional Padre Leo Comissari conseguiu apoio financeiro da Caixa Econômica Federal para oferecer qualificação profissional a moradoras de São Bernardo em curso de corte e costura industrial. As mulheres que participarem das atividades poderão ser admitidas para trabalharem na Arte e Costura, microempresa que integra a incubadora do centro de formação.

Atualmente, seis mulheres trabalham no empreendimento em esquema cooperativista, que funciona no mesmo espaço do centro, localizado no Jardim Silvina. A partir da realização do curso, a organização quer elevar o número de costureiras na microempresa e fazer a Arte e Costura ter capacidade de atender a atual demanda pela confecção de uniformes escolares e para empresas da Região.

Participam do curso mais de dez mulheres. As aulas de corte e costura ocorrem todos os dias das 8h às 12h na entidade e vão até setembro deste ano. A expectativa do Centro é que até o fim do ano passem pelos diversos cursos oferecidos mais de 600 pessoas.

De acordo com o coordenador de projeto social da instituição, Anderson Silva, um dos objetivos da iniciativa é preparar o aluno para ser um empreendedor. “O emprego formal com carteira assinada não é fácil de encontrar. Optamos por elaborar um curso no qual pudéssemos capacitar as pessoas, mas também mostrar que é possível desenvolver uma atividade própria e ter uma renda até maior do que se trabalhasse numa empresa”, disse.

A dona de casa, Elaine Soares, 47 anos, moradora do Jardim Nazareth, em São Bernardo, conta que decidiu participar da iniciativa por influências de familiares e destaca que, assim que terminar as aulas, pretende trabalhar nas áreas de produção de lingerie e conserto de roupas. “Sempre vai ter alguém precisando dar um ponto em alguma peça de roupa. Além disso, é uma área que podemos trabalhar por conta própria, tanto produzindo peças novas como também realizando pequenos consertos em calças, camisas, vestidos entre outros”, avalia.

Apoio – O curso de corte e costura industrial desenvolvido pelo centro Padre Leo Comissari foi o único projeto da Região aprovado pelo edital público realizado pela Caixa, em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), para atender os objetivos do milênio elaborados pelo órgão internacional. Para apoiar o empreendedorismo feminino, a iniciativa do ABCD investirá parte dos R$ 17 mil concedidos pela Caixa na compra de equipamentos para a Arte e Costura.

O objetivo do edital é apoiar o desenvolvimento de iniciativas voltadas para comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental. Entre as propostas selecionadas estão projetos em cidades do interior de Estados como Maranhão, Goiás e Acre.

Fonte: ABCD Maior

Notícias relacionadas