25/08/2011 10:25
Profissionais de Ribeirão Pires e moradores em busca de oportunidades de emprego devem estar atentos aos serviços oferecidos no Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT – da cidade. No local podem ser feitos cadastro de currículos e encaminhamento para vagas, emissão de carteira profissional, inscrição no programa Jovem Cidadão, cadastro de vagas de empresas, além de dar entrada no seguro-desemprego.
Para se cadastrar nas vagas disponíveis no PAT, o interessado deve comparecer ao local levando o CPF, RG, a Carteira de Trabalho e o número do PIS. Através do Portal Mais Emprego, o PAT cadastra vagas abertas por
empresas da cidade ou da região. Os empregadores também podem pedir a inclusão das vagas no sistema por telefone.
Os moradores em busca do primeiro emprego podem solicitar a emissão da carteira profissional no próprio PAT. Para isso, basta ser maior de 16 anos, levar uma foto 3×4 e o RG original. A segunda via da Carteira de Trabalho ou a Via de Continuação podem ser solicitadas mediante apresentação do número da carteira anterior e foto 3×4.
Estudantes também podem encontrar oportunidades de estágio remunerado no PAT, por meio do programa Jovem Cidadão. Alunos com idade entre 16 e 21 anos, regularmente matriculados no ensino médio em qualquer escola estadual da região, podem se inscrever no PAT ou no site do programa durante os meses de janeiro até maio.
O PAT de Ribeirão Pires está localizado à Rua Felipe Sabbag, 200, 4º andar – Shopping Garden – Centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações sobre serviços podem ser obtidas pelo telefone 4828-9154.
PAT de Ribeirão Pires utiliza Portal Mais Emprego
O Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT – de Ribeirão Pires apresenta novidades nos procedimentos para a obtenção do seguro-desemprego e para o cadastramento de vagas de trabalho. Desde o dia 02 de agosto, o município está a utilizando o Portal Mais Emprego, novo sistema que amplia a oferta de vagas para os moradores da cidade e
encaminha pessoas que solicitarem o seguro-desemprego aos postos de trabalho disponíveis.
Com a mudança, moradores que derem entrada no benefício são encaminhados às vagas de emprego disponíveis no Portal, condizentes com a ocupação anterior e salário igual ou superior. Trabalhadores que recusarem novo emprego, se aprovados nos processos de seleção das empresas que cadastram as vagas em questão, terão o pagamento do benefício cancelado, como previsto na legislação.
Para fazer a transição do novo sistema (o município utilizava até julho o sistema Emprega São Paulo), o PAT da cidade está com o atendimento de solicitações do Seguro Desemprego reduzido no período da manhã, mas as equipes já estão trabalhando para regularizar a situação.
O Portal Mais Emprego é um novo sistema do Ministério do Trabalho e Emprego que integrará as informações sobre emprego em todo o país.
Novas regras para seguro-desemprego – Caso o trabalhador que solicite o seguro-desemprego seja convocado para um novo posto de trabalho e não atenda à convocação por três vezes o seguro também poderá ser cancelado. O encaminhamento será parte do processo de entrada do benefício, e não representa impedimento à concessão do seguro. Pessoas em processo de seleção terão direito a receber o benefício 30 dias após dar entrada e a tramitação não será afetada, exceto pela comprovação de reemprego.
Portal Mais Emprego – www.maisemprego.mte.gov.br.
Fonte: Redação