O Centro de Ensino Profissionalizante Rotary (Cepro), mantido pela Fundação de Rotarianos de São Paulo (FRSP), foi selecionado para participar do programa “Entra 21”, que tem por objetivo treinar 12 mil jovens na América Latina e Caribe. O programa conta com o apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), do Fomin (Fundo Multilateral de Investimento) e da Merrill Lynch, empresa de atuação global na área de investimentos.
Criado pela International Youth Foundation, uma das mais importantes instituições internacionais a manter programas de preparação de jovens para o mercado de trabalho, o Entra 21 tem como meta inserir pelo menos 40% dos jovens treinados no mercado de trabalho.
Durante dois anos, o Cepro deve utilizar os recursos, que totalizam US$ 500 mil, no desenvolvimento da formação e capacitação profissional de cerca de 500 jovens carentes da região de Cotia, área industrial da Grande São Paulo.
Após a conclusão do treinamento, a entidade auxilia os jovens a ingressarem no mercado de trabalho como empregados ou empreendedores. No dia 10 de maio, foi realizada a formatura da primeira turma, composta por 92 alunos. Destes, cinco já estão trabalhando.
“Ser parte do programa e um parceiro da IYF e da Merrill Lynch confirma nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, preparando jovens para enfrentar os desafios do mercado de trabalho”, afirma Eduardo de Barros Pimentel, presidente da FRSP.
Em comunidades como Cotia, a taxa de jovens desempregados é 60% superior à da população em geral. Isso acontece, em parte, porque os jovens nem sempre têm acesso à educação e treinamento adequado para preencher as necessidades do mercado local.