Emprego no setor automotivo deve crescer em 2011

06/01/2010 10:58

“O aumento da frota de veículos no país deve possibilitar nos próximos meses a expansão de oportunidades de trabalho na indústria automotiva nacional”. A previsão é do economista e professor de economia da FSA (Centro Universitário Fundação Santo André), Volney Gouveia.

De acordo com o acadêmico, a política econômica praticada pelo governo federal no ano passado possibilitou o crescimento do País e fez com que os consumidores estivessem mais confiantes. “As pessoas aproveitaram a estabilidade econômica e resolveram dar entrada no seu primeiro carro zero quilômetro ou até mesmo trocar de carro. Esta ação possibilitou que esse recorde pudesse ocorrer”, disse.

Gouveia destaca ainda que com esse novo recorde de vendas é possível que as montadoras criem novas vagas de trabalho em suas linhas de produção. “A expectativa é de que esse resultado positivo possa ser ampliado para a criação de novas oportunidades de trabalho nos próximos meses”, pontua.

Apesar do resultado positivo nas vendas de veículos, o economista alerta que o poder público regional precisa começar a pensar em planos para melhorar a mobilidade urbana na Região. “O ABCD já conta com uma boa alternativa que é o Rodoanel, mas de fato é um corredor viário que interliga apenas a Região com a Grande São Paulo. Acredito que é preciso realizar obras que possam ajudar no trânsito das cidades”, pondera.

O professor de economia aponta ainda que os prefeitos da Região precisam começar a pensar na elaboração de um bilhete único integrado, para que as pessoas possam circular por todas as cidades pagando apenas uma tarifa. “É preciso pensar também no bolso da população. O valor das passagens precisa ser o mesmo para todas as cidades”, finaliza.

Crescimento – O levantamento divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), nesta quarta-feira (05/01) apontou que a indústria automobilística nacional registrou um novo recorde de vendas veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus). Foram emplacados 3,51 milhões de carros, ônibus e caminhões. Já o setor de motos, que é calculado à parte, no ano passado atingiu a marca de 1,8 milhão de unidades vendidas.

De acordo com a entidade, o setor de automotores expandiu 11,91% na comparação com 2009. Ao todo, cerca de 3.515.120 unidades saíram das concessionárias. Já o setor de motocicletas obteve um crescimento de 12% em relação ao ano passado. Apesar da recuperação o setor não superou os resultados de 2008 quando cerca de 1,92 milhão de motocicletas foram comercializadas.

Fonte: ABCD Maior

Notícias relacionadas