01/03/2010 14:33
O Emprega São Paulo dispõe hoje de 7.696 vagas de trabalho em todo o Estado para pessoas que não têm experiência profissional. As mais ofertadas são operador de telemarketing (1.164) e vendedor (555).
Veja, ao final do texto, a relação com as vagas disponíveis que não exigem experiência, por município.
“Essas vagas podem ser a porta de entrada para os jovens no mercado de trabalho”, ressalta o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos.
Os interessados podem se cadastrar no site do Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br) ou pessoalmente num Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) – onde é necessário apresentar RG, CPF e carteira de trabalho.
As convocações são feitas por email e mensagem SMS. Os endereços dos 205 PATs em todo o Estado estão no site www.emprego.sp.gov.br/programas/pat.
O Emprega São Paulo é um sistema online e gratuito de intermediação de mão de obra do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). Desde que o site entrou no ar, em agosto de 2008, já colocou no mercado mais de 180 mil trabalhadores.
Hoje há, no total, 24.010 vagas disponíveis no Estado – em diversos setores e com diferentes exigências de escolaridade e experiência.
Veja, ao final do texto, a relação com todas essas vagas, divididas por município.
Jovem Cidadão
Uma alternativa para quem tem entre 16 e 21 anos, busca um estágio, não possui experiência e cursa o ensino médio da rede pública estadual é o Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho. O programa, que atende a Região Metropolitana de São Paulo, tem como objetivo proporcionar aos estudantes a vivência nas relações do mundo do trabalho por meio de estágio remunerado em empresas.
O estudante pode se inscrever na secretaria da escola em que estuda ou pelo site www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br. As empresas também podem ofertar vagas pelo site.
Aprendiz Paulista
Para estudantes de 14 a 24 anos do Centro Paula Souza, que procuram um trabalho compatível com os cursos que estão fazendo, a SERT mantém o Aprendiz Paulista – que atende todo o Estado.
O programa é uma forma de auxiliar e incentivar os empregadores a cumprirem a cota legal de 5% a 15% de aprendizes no seu quadro de funcionários, exigência do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O contato entre os jovens e os empregadores é feito pelo Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br).
Confira a tabela de vagas disponíveis, por município, que não exigem experiência:
http://www.emprego.sp.gov.br/downloads/oportunidade_semexperiencia.pdf
Confira a tabela com todas as vagas disponíveis no Estado, por município:
http://www.emprego.sp.gov.br/downloads/vagas_estado_260210.pdf
Fonte: Assessoria de Imprensa da SERT