Com 19.650 empregos, Santo André figura como um dos maiores geradores do País

30/05/2011 14:34

Com 19.650 novos postos de trabalho, Santo André figura na 33ª posição entre os 5.545 municípios brasileiros no ranking de geração de empregos formais (com carteira assinada) entre janeiro de 2009 e dezembro de 2010. Trata-se da melhor performance entre as sete cidades que compõem a região do Grande ABC, 8ª colocação entre os 645 municípios paulistas e 12ª do país excetuando-se capitais de Estados. O levantamento inédito é de autoria do Departamento de Indicadores Sociais e Econômicos (DISE) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDET) com base em dados oficiais da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com o economista Dalmir Ribeiro, diretor do DISE, a seleção do período de dois anos atende aspectos metodológicos e de conjuntura econômica. O aspecto metodológico diz respeito à periodicidade anual com que os dados da Rais são divulgados — o balanço de 2010 chegou ao público neste mês de maio. Pelo aspecto conjuntural, os anos de 2009 e 2010 marcam justamente o aprofundamento e a retomada pós crise econômica global detonada pela quebra do banco norte-americano Lehman Brothers, em setembro de 2008.

“Desta forma, o ranking espelha como os municípios brasileiros enfrentaram a crise em relação à geração de empregos, a qual retrata de forma direta o contexto socioeconômico” – considera Ribeiro.

Para Ribeiro, a boa performance do município de 673 mil habitantes que se situa no eixo geográfico da região do Grande ABC diz respeito às especificidades do mix produtivo. “Santo André possui um colchão amortecedor em relação à crise, por causa de seu setor industrial diversificado nos ramos petroquímico, químico, pneumáticos, metalurgia e plástico, além do setor de serviços bastante amplo e desenvolvido. Tanto é verdade que em 2009, em plena crise, Santo André teve saldo positivo de 3.513 empregos, enquanto em algumas cidades importantes do país registraram déficit na conta das admissões e demissões”.

Empresas

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, José Antonio Acemel Romero, lembra que o balanço de bons resultados no biênio 2009/2010 envolve ainda números relativos à criação de empresas no território municipal. “Santo André contabilizou a abertura de 12.777 empresas dos mais diversos portes e setores de atividade nos anos de 2009 e 2010, de acordo com registros no Departamento de Tributos da Secretaria de Finanças. Foram precisamente 5.822 novas empresas em 2009 e 6.955 em 2010. Isto significa que o empreendedorismo avança no município cujo PIB (Produto Interno Bruto) atinge R$ 15,4 bilhões” – destaca Acemel.

Para o prefeito Aidan Ravin, os números motivam novas conquistas. “Estamos trabalhando para que nossa cidade continue a ser uma das principais geradoras de empregos, dando condições para que as empresas possam se instalar e crescer em Sato André. Investimos também na capacitação dos trabalhadores, oferecendo cursos profissionalizantes, e os resultados estão sendo muito positivos” – declara o chefe do Executivo municipal.

Fonte: Redação

Notícias relacionadas