21/10/2010 15:49
O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) prevê a oferta de 66 mil vagas de estágio em todo o Brasil, entre novembro deste ano e janeiro próximo, para estudantes de praticamente todos os tipos de curso. Desse total, 40 mil estão no Estado de São Paulo, das quais 18 mil na Região Metropolitana de São Paulo.
Esse volume é gerado pela conjugação de dois fatores favoráveis aos jovens interessados em complementar sua formação profissional com a experiência prática, proporcionada pelo estágio.
O primeiro fator são os indicadores fortemente positivos da economia, em especial as perspectivas de manutenção e até elevação das taxas de crescimento, previstas em saudáveis 7,5% para este ano. O segundo é o vencimento de grande número de contratos, boa parte por conta da formatura de universitários que, assim, não podem mais estagiar. Além disso, muitas empresas oferecem vagas, porque efetivaram seus estagiários ou porque vários deles completaram o prazo legal de dois anos de contrato na mesma empresa.
As novas contratações devem respeitar a nova Lei do Estágio, que completou dois anos no final de setembro, trazendo mais segurança jurídica para as contratantes e mantendo, como estímulo, a isenção de encargos trabalhistas e previdenciários, para as oportunidades de capacitação prática oferecidas a estudantes regularmente matriculados e frequentando instituições de ensino superior, médio e técnico.
Fonte: Repórter Diário