Centro Público de Emprego fecha 2009 com mais de duas mil colocações

22/01/2010

Os setores que mais empregaram foram serviço, em primeiro lugar, seguidos de comércio e indústria. Do total de vagas preenchidas, 76% são de moradores do município que utilizaram o serviço em busca de nova oportunidade de trabalho. Para chegar a essa marca, o Centro Público reforçou a equipe de captação, estreitou o contato com empresa da cidade e da região e aumentou a divulgação sobre os serviços que realiza.

Isto refletiu de maneira positiva no trabalho do Centro e para as metas estabelecidas em 2009, nos itens trabalhadores inscritos, vagas captadas e trabalhadores colocados, todos ficaram acima do esperado. Se para o primeiro item o planejado era inscrever 19.752 trabalhadores, o número alcançado foi 21.746 inscritos. Para vagas captadas, o objetivo era obter 9.456, o concluído foi 11.328 captações. Para a meta trabalhadores colocados, o projetado era conseguir 2.652 vagas, o realizado foi 2.955 contratações.

Todas as ações ajudaram ainda a reduzir o impacto da perda de postos de trabalho no período de crise econômica mundial. Na fase mais aguda da crise, entre outubro de 2008 a julho de 2009, Diadema perdeu 6.800 empregos (dados Caged). Com o trabalho executado pelo Centro Público, no mesmo período, 2.199 trabalhadores conseguiram colocações no mercado, o que corresponde a 32,3% dos postos perdidos.

O mesmo não aconteceu com o número de pessoas que buscavam o seguro- desemprego. Para este item a expectativa era que 940 pessoas solicitassem o auxílio, mas o número final foi de 2.673 pedidos.

Cursos e seleção – Em 2009 também o Centro Público de Diadema providenciou a emissão de 1.034 carteiras de trabalho, realizou ações itinerantes para cadastramentos junto ao Senai, Sindicato dos Químicos do ABC, Casa Beth Lobo e Projovem, entre outros, e capacitou 210 trabalhadores para atuação nos setores de comércio e serviços. Os cursos com esse objetivo foram realizados por meio do programa de Qualificação Social e Profissional (QSP) e em parceria com a Fundação Florestan Fernandes. Dos 210 alunos que participaram da capacitação, 59 foram encaminhados para vagas de emprego e, desses, 38 conseguiram trabalho.

O Centro Público realiza seleção de candidatos atendendo a demanda das empresas ou cede o espaço para que elas façam o trabalho. Em 2009, um dos melhores resultados nesse processo foram as seleções realizadas para contratação de funcionários para as lojas TodoDia da rede Walmart e para o Shopping Praça da Moça. Das vagas captadas para TodoDia , no total de 142, 66 trabalhadores foram colocados, com aproveitamento de 46%. No caso do Shopping Praça da Moça das 933 vagas para seleção os contratados foram 418, totalizando 45% de aproveitamento.

Desafio 2010 – “O desafio do Centro Público em 2010 é melhorar o nível de aproveitamento das vagas captadas. A intermediação da mão-de-obra é uma das nossas prioridades e por isso precisamos elevar o número de colocações que na média é de 31%”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Luis Paulo Bresciani.

Segundo o secretário, uma das razões para reprovações nos processos seletivos é a baixa escolaridade dos candidatos e por isso este ano haverá aumento das oficinas executada pelo Programa de Orientação para o Trabalho (POT), que busca elevar esse nível e também a realização de mais cursos de capacitação. “Investindo nos níveis dos candidatos automaticamente melhora o aproveitamento das capacitações”, afirma Bresciani.

No ano passado cinco turmas de trabalhadores participaram das oficinas realizadas pelo POT, entre elas, estudos sobre Matemática envolvendo cálculos e aulas de Português com aprendizado em interpretação de texto e redação. Também foram aplicadas dinâmicas de como se comportar em uma entrevista, elaboração de currículo e informações sobre conhecimentos gerais.

Inaugurado em outubro de 2006, o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda de Diadema é uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O Centro funciona como porta de entrada para o mundo do trabalho, promovendo a aproximação entre a população que busca oportunidades no mercado formal e as empresas que ofertam vagas de emprego. Atualmente o Centro tem no seu cadastro geral 190 mil profissionais habilitados e 10 mil empresas.

Notícias relacionadas